quarta-feira, 22 de agosto de 2007

CANDIDATOS BUSCAM ESTABILIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO

O desemprego faz do concurso público uma boa opção, mas o candidato tem de enfrentar concorrência maior do que os concorridos vestibulares do País

O mercado de trabalho tem sido cada vez mais exigente quanto às qualificações, e habilidades de um pretenso candidato a uma oportunidade de trabalho. Além, do excesso de procura por uma vaga não há garantia de estabilidade. Ultimamente, ser portador de um diploma universitário e dominar uma segunda língua deixou de ser um diferencial para uma exigência das empresas. Mesmo assim, existem pessoas com enorme potencial que não conseguem uma boa colocação. Diante dessa situação, surgem os concursos públicos como uma solução promissora.

Hoje em dia, as funções públicas possuem bons atrativos e entre eles se destacam a estabilidade, a aposentadoria integral, os bons salários para algumas categorias e não discriminam na hora da seleção. Devido a essas vantagens, a corrida pelo emprego público aumenta a cada dia. A relação candidato/vaga, em alguns casos, chega a superar a disputa por muitos cursos em universidades públicas, como o de medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista), por exemplo.

De igual modo, como já ocorria nos cursinhos pré-vestibulares, inúmeras escolas estão se dedicando a oferecer cursos preparatórios aos interessados em ingressar na carreira pública. Segundo o professor Antônio Gaspari de Montevelle, da Escola Técnica de Jundiaí, “a orientação que é dada aos alunos se resume em muito estudo, muita dedicação e persistência. A regra é não desistir jamais”, explica.

A opção de trabalho estável em tempos de desemprego leva candidatos a se dedicarem mais de quatro horas de estudo por dia. É o caso do aluno, José Augusto Almeida Junior, Bacharel em Direito, “o candidato deve estar consciente de seus objetivos e buscá-los da forma mais sensata possível. Não adianta fazer uma prova sem ter estudado e estudado muito”, afirma.

Nos concursos, as ocupações e salários variam de acordo com o nível de escolaridade dos candidatos. Todavia, é muito comum encontrar candidatos de formação superior tentando uma vaga para os cargos que exigem o ensino fundamental. Estão dispostos a ganhar salários de em media R$ 550,00. Comenta o professor Montevelle.

A Psicopedagoga, Jane Arlete Bouquinho, destaca algumas dicas para os alunos que estão se preparando para concorrer uma vaga no serviço público. “O candidato deve ser metódico, preparar um cronograma de estudo, praticar esportes, não dispensar os momentos de lazer, respeitar os horários de sono e alimentar-se adequadamente. Esses fatores, com certeza, ajudarão o aluno durante a fase preparatória e consequentemente dará equilíbrio no dia do exame”, conclui.