domingo, 3 de fevereiro de 2008

BRASIL TEM MAIOR PROPORÇÃO DE TRABALHADORES AFRODESCENDENTES

Relatório divulgado ontem pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Lima, no Peru, destaca que 48% da População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil é composta por afrodescendentes. Trata-se do maior percentual entre os países da América Latina e do Caribe. Entretanto, o documento ressalta que essas pessoas ocupam predominantemente trabalhos pouco qualificados, assim como os indígenas.

O Brasil também abriga o maior número de afrodescendentes no mundo fora da África - são aproximadamente 92,7 milhões de pessoas negras, pardas e mestiças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre a População Economicamente Ativa afrodescendente, a ocupação feminina se mantém em níveis inferiores aos registrados para os homens. "No Brasil, a taxa de participação feminina afrodescendente representou 70,8% da respectiva taxa de participação masculina", aponta o Panorama Laboral da América Latina e do Caribe.

A OIT sustenta que, na maioria dos países estudados, os trabalhadores indígenas e afrodescendentes estão menos protegidos em saúde e benefícios que o restante da população. O documento traz uma explicação relacionada às políticas de proteção social. "Se essas políticas dão cobertura a quase toda a população, as diferenças por grupo étnico são pequenas; mas se a cobertura é baixa, essas diferenças se ampliam, ficando mais desprotegida a população indígena e afrodescendente."

NOVAS REGRAS PARA EVITAR MAU USO DE CARTÕES CORPORATIVOS

O governo anunciou ontem a adoção de três medidas para moralizar o uso de cartão corporativo: os saques em espécie vão ser restringidos, o aluguel de carro com cartão é proibido e os ministros não podem mais viajar e fazer despesas com as chamadas contas tipo B, isto é, contratar os serviços, pagar em dinheiro ou cheque e, depois, apresentar as notas fiscais para serem ressarcidos. Os gastos já feitos desse jeito (conta B) têm de ser liquidados no prazo de 60 dias, e, a partir daí, todos os ministros são obrigados a usar o cartão corporativo para pagamento de despesas. O aluguel de carro só pode ser feito com cartão em casos excepcionais.

As medidas, anunciadas pelos ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Jorge Hage (Controladoria-Geral da União), serão oficializadas hoje, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina decreto alterando a sistemática de uso dos cartões. Além de incrementar o uso de cartão, a União vai limitar em 30% os saques em espécie, que vinham crescendo de maneira acelerada desde 2002.