sexta-feira, 5 de junho de 2009

AMIGO INSATISFEITO

A exemplo, desse homem, existem milhões de brasileiros que esperam mudanças urgenciais e efetivas

Era mais dum dia de pesquisa de campo para escrever mais um texto para meus leitores. Como sempre, saí sem pauta. Porém, esperava encontrar algo que valha a pena. E, no dia 04 de junho de 2009 fui para o Shoppin da Lapa localizado na Rua Guaicurus, esquina com a Rua Catão, 72.

O Shopping Center Lapa passou por uma completa reestruturação, despontando, em 2005, como um dos shopping centers que mais cresceram na região. O empreendimento está mais moderno, de fachada nova, com cinema de última geração, completa praça de alimentação e ambiente totalmente revitalizado. Atualmente com 105 lojas, consegue atrair mais de meio milhão de consumidores/mês da sua área de influência.

Ao percorrer as lamedas escolhi um cantinho para sentar e esperar alguém bom de prosa e com boa memória. Fiquei sentado por 5 minutos, levantei e após uma volta me dirigi para o mesmo lugar. Já havia analisado que ali seria ótimo para conversar com alguém pela tranquilhidade e sossego aparente.

Ao meu lado, porém de costas, estava um senhor e eu puxei uma conversa. Ele levantou, virou e sentou-se ao meu lado e começamos uma boa conversa que duraria mais de duas horas. Nos apresentamos e começamos a dialogar sobre política, economia, futebol, casamento, automóvel, entre outros assuntos.

O senhor Valdeci Pires estava insatisfeito com um velho amigo. A minha surpresa era que este senhor de 65 anos foi amigo íntimo do Presidente Lula. Fez parte do movimento sindicalista do ABC Paulita, na época liderado pelo atual presidente. Lembra que esteve nos momentos mais críticos e difíceis de perseguição à liderança sindical. "O lula traiu nossa confiança. Prometeu que defenderia nossa classe, mas em seus dois mandatos não fez nada, nada". Diz

Pernambucano, aposentado,cabelos grisalhos, barba feita, baixa estatura, continua apresentando seus motivos de mágoa do seu conterrâneo "para mim sempre foi motivo de orgulho, ajudei antes das eleições porque ele me parecia ser uma pessoa muito ética", disse.

Apesar do ceticismo do nosso representante no Brasil, os brasileiros tinham esperança de que as coisas iam mudar no governo dele. As promessas de campanha não foram cumpridas e os problemas, já conhecidos de todos, continuaram e agravaram em seu mandato. Por exemplo, segurança pública, corrupção, falta de políticas sociais, deficiência no sistema de saúde pública, falta de vagas e recursos financeiros no ensino público; falta de emprego a milhões de brasileiros; aposentadorias milionárias de poucos e as aposentadorias miseráveis de milhões de pessoas; alto valor das custas processuais e a morosidade dos processos em andamento no Poder Judiciário; melhoria do transporte público nas grandes cidades; falta de água tratada e esgoto em boa parte das residências; meio ambiente; população rural que busca um terra para sobreviver; sonho da casa própria; grande número de favelas; aumento da dívida pública; o risco da volta da inflação, corrupção em todas áreas do governo, etc.

O Senhor pires desabafa: "Contribui com o INSS sobre dez salários mínimos. Hoje recebo 5 salários. E o Presidente Lula é ao meu ver o grande responsável por isso. Ou seja, o que se ver é a falta de comprometimento responsável e muita maquiagem "lulista" para beneficiar em primeiro lugar sua família, seus amigos e o PT." Conclui.