quarta-feira, 24 de junho de 2009

A CADA DIA AUMENTA A PROCURA POR CURSOS OFERECIDOS PELA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA

Novo formato permite que aluno não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de aprendizagem

Nas últimas décadas, a Educação à Distância (EaD) passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podem frequentar um estabelecimento de ensino presencial. Segundo a tutora presencial (que acompanha os alunos nos encontros presenciais), Jackline Roberta “o EaD possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos”.

No dia 28 de abril de 2009, o repórter da Rede Globo de Televisão, Alan Severiano, esteve visitando várias Instituições que oferecem Ensino à Distância para escrever uma série de reportagem que foi exibida pelo Jornal Nacional. Ao visitar o Pólo de Educação à Distância da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), localizado no Bairro da Penha-SP. Comenta que “a fórmula para encurtar a distância desses tipos de cursos é aumentar a interatividade”.

Para a tutora presencial, Rosana Auricchio, “o EaD é uma modalidade de ensino que abrange a cada ano maior número de pessoas que visam crescimento profissional”.

Os cursos oferecidos por essa modalidade possuem um formato bem diferente dos tradicionais. Os encontros presenciais ocorrem uma vez por semana. Os alunos recebem as informações da aula via satélite por um professor (Tutor eletrônico). E, ainda existe a possibilidade dos alunos tirar as dúvidas pela Internet, no mesmo momento que ocorre a transmissão da aula via satélite. Além dessas ferramentas, existem várias maneiras de se fazer conexões, por exemplo, os correios, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular, o iPod e o notebook.

Para Coordenadora, Sirlene Elias, Escola João 23, “a globalização, o crescimento do mercado, as necessidades de estar bem atualizado e com uma formação profissional é indispensável. E os alunos que possuem tempo escasso, principalmente nos grandes centros, o EaD proporciona oportunidades de aprendizagem àqueles que até então, não tinham disponibilidade necessária para um curso presencial”.