segunda-feira, 19 de março de 2007

BLOG:NOVA MANIA MUNDIAL

O número de adeptos a esse tipo de comunicação, aumenta cada vez mais.

Um blog é um diário ou jornal atualizado regularmente. O blog foi idealizado para que os "blogueiros" relatem e registrem suas experiências, pensamentos, matérias jornalísticas, etc. O objetivo é que cada pessoa use um espaço virtual público democrático no qual todos tem livre acesso.

Os blogs tratam de vários assuntos e alguns podem estar relacionados. Exemplo: você pode postar fotos de festas, aniversários, família, amgios ou temas gerais. O tamanho máximo das imagens,geralmente aproxima 400 KB. A largura das imagens deve ser no máximo 1024 pixels.

Evite publicar ofensas, ou qualquer forma de conteúdo ilí­cito. Modere o conteúdo dos blogs.

Como criar um Blog?
Para ter um blog você precisa possuir uma conta de usuário no portal escolhido por você. Uma vez que você tenha efetuado login no portal, você poderá ver no seu menu pessoal a opção criar Bog. Clique nessa opção, e então na sub-opção entrada de blog pessoal. A partir daí­ basta preencher o formulário — com dados como o tí­tulo e o texto do seu blog — e clicar em enviar. Assim que for enviado, o seu blog será listado na página principal do portal escolhido. O seu blog fica sempre acessí­vel através do endereço: http://www.nomedousuário.nomedoblog.com.(Alguns possui br, depois do com).

Como colocar imagens no Blog?
A adição de imagens ao blog é feita em dois passos: primeiro você deve anexar a imagem ao seu blog (fazendo upload); em seguida, você precisa adicionar a imagem ao seu texto utilizando um comando.

Para anexar uma imagem procure a seção Anexos, no formulário de envio de blogs, e selecione o arquivo da imagem que você deseja publicar. Opcionalmente, forneça um tí­tulo e uma descrição para a imagem. Finalmente, clique em Adicionar para anexar a imagem.

Para incluir uma imagem no texto do seu blog você precisa utilizar o comando [image]NomeDaImagem[/image]. A imagem já deve ter sido anexada, e o argumento utilizado no comando deve ser o nome da imagem como mostrado na lista de anexos do seu blog. Geralmente, esse nome é igual ao nome original do arquivo anexado. Por exemplo: [image]foto1.jpg[/image]. Dica: o site mostra automaticamente, na lista de anexos, o comando [image] que deve ser usado para incluir uma imagem; daí­ basta copiar e colar.

Segundo, o jornalista, Renato Galvão Alves de Oliveira, "o blog é um espaço onde publico minhas idéias, fotos e recebo comentários. É um meio de me tornar conhecido, no meio de pessoas que dificilmente conheceria fisicamente ".

O REAJUSTE DE REMÉDIOS FICOU ENTRE 1% A 3%

O governo publicou no Diário Oficial da União, a fórmula de cálculo de reajuste feita pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Os índices oficiais do aumento anunciados é de 3,02%. Terão direito a esse percentual medicamentos que têm um faturamento equivalente a 15,7% do mercado. O aumento intermediário será de 2,01%, concedido a medicamentos que representam 18,2% do mercado. O menor reajuste, de 1%, foi determinado para o grupo de medicamentos que representa a maior fatia de faturamento: 66,2%.

As regras da CMED valem para cerca de 20 mil itens do mercado farmacêutico. Fitoterápicos, remédios de homeopatia e considerados com alta concorrência no mercado não estão sujeitos aos limites estabelecidos pela CMED.

Os novos preço terão de ser mantidos até março de 2008. A forma de cálculo de reajuste dos medicamentos leva em conta uma série de fatores. Quanto maior a competitividade de determinado remédio no mercado - avaliada pelo nível de participação de genéricos nas vendas - maior o índice permitido. Os remédios que poderão aumentar 3,02%, por exemplo, apresentam mais de 20% de genéricos. Já o menor percentual de aumento (1%), foi concedido para a faixa de remédios que têm menos de 15% do mercado em genéricos.

O aumento, porém, não é imediato. Para poder aplicar o reajuste, fabricantes dos remédios terão de apresentar à CMED um relatório informando os novos valores. A Câmara fixa o teto de aumento. Mas nada impede que as empresas queiram cobrar um preço inferior.

O aumento dos medicamentos com preços controlados pela CMED é anual, definido sempre em março. O cálculo tem como base a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período entre março de 2005 e fevereiro de 2006. A partir dessa variação, são aplicados alguns fatores de correção.

São descontados, por exemplo, os ganhos de produtividade dos laboratórios. É levada ainda em consideração a variação dos custos de matérias-primas usadas no setor.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma), Pedro Zidoi, como o reajuste será aplicado nos remédios vendidos pela indústria, o aumento só deve chegar ao bolso dos consumidores a partir de 10 de abril.

No ano passado, os preços dos remédios tiveram um reajuste médio de 3,97% e máximo de 5,51%. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regula o preço de mais de 20 mil medicamentos.