segunda-feira, 27 de agosto de 2007

EXPLICANDO CADA ELEMENTO DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

1. CAPA:
Deve conter os seguintes itens: Nome, Endereço, Telefone, Site, Logotipo da Empresa. Nomes, Cargos, Endereços e Telefones de trabalho dos Diretores Presidente e Vice-Diretor da empresa. Mês e ano em que o plano de negócio foi feito. Nomes de que fez o plano de negócios.

2. ÍNDICE:
Relacionar o título de todas as seções do plano, subseções e suas respectivas páginas. Um índice bem elaborado, além de facilitar o manuseio do conteúdo do plano, demonstra cuidado e organização do seu colaborador.

3. SUMÁRIO EXECUTIVO:
É a principal seção do plano de negócios. Contém uma síntese das principais informações e objetivos do plano de negócios. É dirigido ao público-alvo do plano. Deve ser escrito em uma ou duas páginas o conceito do negócio, descrever o produto, o mercado, a estratégia competitiva e os principais dados financeiros. O texto do sumário executivo representa todo o plano. E, é a última parte a ser escrita.

4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA:
Nessa seção descreva a empresa, seu histórico, razão social/nome fantasia, missão e visão, localização, fornecedores, parcerias, certificações de qualidade, serviços terceirizados, seguros etc. Apresente a oportunidade de negócio, ou seja, como percebeu que esse é bom negócio. Descreva o negócio, o produto/serviço detalhadamente. Escreva o porquê da criação da empresa e seu propósito. Visão significa o lugar no qual a empresa quer chegar, a direção que a empresa pretende seguir e o que ela quer ser. E, a missão reflete a razão de ser da empresa, o que ela é e o que ela faz. Enfatize as características únicas de seu negócio e enfatize como pode prover benefício ao cliente. Diga o quê pretende alcançar em três a cinco anos. Mencione o enquadramento na legislação: micro, pequena ou média empresa, sociedade limitada, sociedade anônima etc. Nesse tópico, terá a oportunidade de enfatizar todas as características de sua empresa.

5. EQUIPE DE GESTÃO:
É um dos principais focos quando se analisa um plano de negócio. É o momento que se verifica as qualificações e experiências das pessoas que administram o negócio. São as pessoas que determinarão o futuro da empresa. Por isso, é importante o currículo da equipe de gestão. Antes de fazer contratação examine se as pessoas têm boa reputação, referências, experiências, habilidades, motivação, comprometimento, cursos etc. Faça uma previsão de quanto à empresa crescerá, e quantos funcionários adicionais serão necessários. Faça uma descrição de cargos. Explique como os funcionários receberão salários, benefícios, bônus, férias, direitos trabalhistas, opção de compra de ações da empresa por funcionários etc.

6. MERCADO E COMPETIDORES:
Toda e qualquer estratégia de negócio depende de como a empresa abordará seu mercado consumidor. Por isso, diferenciar-se da concorrência, agregar valor aos produtos, serviços, clientes e conhecer o mercado são estratégias de marketing fundamentais. Estudar e relacionar o mercado e competidores deve ser uma das primeiras partes do negócio a ser estudada, porque dela dependerá as outras partes do plano. Diga quais são os produtos e serviços do negócio, e as características de cada um. Por que sua empresa é capaz de fornecer esse serviço? Relacione nesse tópico os rumos da empresa, sua situação atual, as potencialidades e ameaças externas, suas forças e fraquezas, suas metas seus objetivos, metas de negócios e quais benefícios sua empresa propicia aos clientes.
A análise da concorrência não se limita aos concorrentes diretos, ou aos que produzem produtos similares, mas, também aos indiretos, ou seja, aos que desviam a atenção de seus clientes, convencendo-os a adquirir os produtos deles. Ainda, se faz necessário, identificar as oportunidades de ordem demográfica, econômica, tecnológica, política, legal, social e cultural da região, para beneficiar o crescimento da empresa. Analisar os principais concorrentes, descrever seus produtos, serviços, marketing e a fatia de mercado que eles dominam. Faça comparações de seu negócio com seus competidores, apresente seus diferenciais, pontos fortes e sua vantagem competitiva.
Nessa seção, deve-se fazer um breve histórico do mercado, uma análise macro e setorial do mercado a curto, médio e longo prazo. Por que o mercado se mostra promissor? Como o mercado está estruturado? Quais são as oportunidades e ameaças desse mercado? Quais fontes respaldam suas análises e conclusões? As fontes podem ser: Associações comerciais, prefeituras, SEBRAE, Internet, revistas, jornais, livros, documentários, órgãos do governo (IBGE, Ministérios etc), pesquisas junto aos consumidores.
Identifique seu mercado alvo. Quem são seus consumidores? O que eles estão comprando? Estão satisfeitos com o produto, atendimentos, preço, entrega etc? Por que compram na sua loja? Não esqueça que conhecer como está o segmento, o crescimento do mercado, as características do consumidor, a análise da concorrência, os principais concorrentes e a participação de mercado irá fazer a diferença em seu novo negócio.
Quanto pretende vender? Estabeleça sua projeção de venda em curto, médio e longo prazo. Use gráficos, estatísticas e cálculos para explicar suas metas. Exponha as características únicas do seu negócio, e o que ele tem de especial para oferecer aos seus clientes. Conhecer o mercado e os competidores implicará em vantagem competitiva, diferenciação e especialização de produto, preço, praça e promoções. Antes de tudo, faça a análise das forças que determinam a concorrência no microambiente de seu negócio. Coloque limites, dê enfoque e centralize-se em uma estratégia competitiva por vez. Ela precisa ter sustentabilidade e investimentos por parte do empreendedor e de sua equipe, isso é, se caso queira estar vivo no mercado e à frente dos competidores.

7. MARKETING E VENDAS:
As estratégias de marketing são os meios e métodos que a empresa utiliza para atingir seus objetivos. Geralmente, refere-se aos 4ps (produto, preço, praça: canais de distribuição, propaganda/comunicação). Busque e crie estratégias específicas ao negócio e produto. A projeção de vendas está diretamente ligada à estratégia de marketing. Posicione o produto no mercado, isso, significa direcioná-lo para atender às expectativas e necessidades do cliente alvo, no segmento de mercado definido, por exemplo, abaixar preços, como atingir as metas, quais estratégias para alcançar novos clientes etc.
Os objetivos de marketing devem ser claros e levar em consideração os seguintes tópicos: qual a participação de mercado a empresa quer atingir? Quanto quer vender, lucrar? Em quais segmentos de mercado e regiões pretende fazer penetração? Quais consumidores atingir? Qual prazo os clientes terão para pagar? etc. A partir dos objetivos estabelecidos, elabora-se a estratégia dos 4ps:
1) Produto: deve se promover mudanças no produto, mudar o design, conquistar novos cliente, consolidar o modelo etc.
2) Preço: definir preço, prazo de pagamento, políticas de penetração no mercado, descontos especiais etc.
3) Praça: usar os canais alternativos de distribuição, melhorar prazo de entrega, otimizar logística de distribuição: venda direta e indireta, distribuidores e atacadistas, telemarketing, Internet, mala direta, equipe de vendas etc.
4) Propaganda/comunicação: definir novas formas de vendas, mudar equipe e canais de vendas, mudar políticas de relações públicas e agência de propaganda, feiras ou exposições que serão priorizadas, o veículo de comunicação que será contratado, qual público atingir, brindes, promoções etc.
A estratégia de vendas envolve parcerias, análise dos ambientes externos e internos, dos riscos do negócio, das oportunidades de mercado, dos pontos fortes e fracos da empresa, dos objetivos, visão e missão etc. Após essas verificações, estabelece-se as estratégias de vendas.
Visão: significa o lugar no qual a empresa quer chegar, a direção que a empresa pretende seguir e o que ela quer ser.
Missão: reflete a razão de ser da empresa, o que ela é e o que ela faz.

8. ESTRUTURA E OPERAÇÃO:
Explique a estrutura funcional e operacional de sua empresa. Crie um organograma funcional completo com cargos e nomes dos diretores e chefes de departamentos. Estabeleça quais são as políticas de recursos humanos (treinamento, contratação, demissão etc). Relacione todos os fornecedores, logística, distribuidores, assistência técnica e tecnológica e diga porquê trabalha com eles. Como a empresa ver, escolhe, investe, compra, financia, a tecnologia, equipamentos etc? Mencione os tipos de tecnologia e equipamentos que são necessários para funcionar a empresa.

9. ÁNALISE FINANCEIRA:
A análise financeira é a descrição dos possíveis problemas que podem pôr em risco a realização do negócio, e as medidas que serão aplicadas para reduzi-los. É a análise dos gastos com pessoal, inovação, comercialização, investimentos, compras de equipamentos, aluguel, encargos, impostos, custos e despesas fixas e variáveis etc. Mencione qual será o percentual do lucro mensal e anual. O fluxo de caixa mensal é o que resulta das entradas e saídas do caixa. Com a contabilidade é possível prever os valores futuros das entradas e saídas. A projeção do fluxo de caixa do negócio deve ser feita de no mínimo de três anos. Estabeleça qual é o período de recuperação do investimento (pay-back). Quais são os valores das receitas mensais e quando começará a ter lucro? No ponto de equilíbrio não há lucro nem prejuízo, a receita proveniente das vendas equivale à soma dos custos fixos e variáveis. Em resumo, nesse item estuda todos gastos e possíveis lucros do negócio. Pode-se usar, além do texto, gráficos, matemática financeira, cálculos e contabilidade para explicar-lhe.

10. ANEXO