segunda-feira, 29 de março de 2010

A CONTRATAÇÃO É O COMEÇO PARA NOVOS DESAFIOS

A perspectiva de trabalho com carteira assinada está em alta. O Brasil passa por um momento vantajoso após a crise mundial. Aliás, diga-se de passagem, enfrentou a tempestade com as velas bem erguidas, e está chegando ao porto com algumas arranhuras.

O mercado está contratando profissionais qualificados para ocupar vagas que estão sendo criadas, ou completar o quadro de funcionários em diversos departamentos/setores que devido à crise mundial e, consequentemente, a incerteza do mercado provocou demissões e não contratação.

O Brasil registrou no mês de fevereiro saldo positivo de 209.425 empregos com carteira assinada. Com certeza, esse é o melhor resultado para meses de fevereiro desde 1992, quando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), começou a registrar esses dados.

O senac é um bom exemplo desse momento. Devido ao aumento da procura de seus serviços, abriu novas vagas. O Coordenador Técnico Supervisor Educacional do Programa Aprendizagem / PET, Raul Vilasboa Junior, Senac Francisco Matarazzo - São Paulo, comenta que irá receber muitos alunos. Por esse motivo, está contratando dois pedagogos, dois engenheiros, dois da área de marketing, entre outros. E, essas contratações serão em regime de CLT.

Após ter passado por todas as etapas exigidas no processo de contratação, por exemplo, avaliação de currículo, bate-papo com o coordenador, entrevista, dinâmica de grupo e aula teste, o funil da seleção foi chegando ao final. E, quem cumpriu todos os requisitos recebeu os parabéns e um bem-vindo à equipe, por meio de ligação telefônica ou e-mail, do Coordenador Raul VilasBoa Junior.

Os candidatos aprovados, estão preparando os documentos pessoais e abrindo contas bancárias. E, a partir do dia 05/04/2010, passarão a fazer parte de um grupo seleto, ou seja, funcionários do Senac.

É obvio que a expectativa para o primeiro dia trabalho é muito grande. Alguns podem pensar: darei conta de minhas tarefas; causarei boa impressão, vou gostar do ambiente, ficarei nervoso? Para a Psicóloga Gláucia de Ângelo, “conhecer a cultura e os valores da empresa é um bom sinal para se tranquilhizar. Mantenha-se sereno e fique calmo. Afinal de contas, você foi aprovado para essa função, logo dará conta. Apresente-se aos colegas com discrição e privilegie o trabalho em equipe. Fale um pouco de você, de sua família, troque informações e tire dúvidas sobre sua nova função,” conclui.

Dessa maneira, eu, Valdiron Medeiros Lima, diminuo minha ansiedade para o início de minhas atividades. Até porque o Coordenador Raul VilasBoa Junior, demonstrou ser um profissional qualificado, humano e amigo. E, com certeza, farei parte de uma equipe.