sexta-feira, 11 de maio de 2007

O GRUPO BANDEIRANTES DE COMUNICAÇÃO

Desde a sua fundação em 1937, o Grupo, cresceu, adquiriu e criou novas marcas e consolidou-se como uma grande empresa de comunicação multimídia

O Grupo Bandeirantes é formado pelo aglomerado de duas redes de televisão aberta (Tv Bandeirante e Canal 21), três canais de televisão por assinatura, (Terraviva, Bandnews e Bandsports) e cinco redes de rádios (Band FM, Nativa FM, Rádio Bandeirantes, Band news FM, Rádio Sul América), um jornal de classificados (Primeira Mão), e um jornal de circulação grátis (Publimetro). Segundo o vice-presidente executivo, Antônio Teles, “acompanhamos o ritmo acelerado da revolução digital e incorporamos a cada dia as inovações tecnológicas das comunicações aos nossos veículos. Tudo isso para, cada vez mais, desenvolvermos programas e produtos com qualidade”.

A realização de um sonho
A trajetória da Band começou no final dos anos 60, como resultado do projeto de expansão de João Jorge Saad na área das comunicações. Antes de fundar a televisão, o empresário já possuía a Rádio Bandeirantes, que havia adquirido em 1948. A qual lançou o modelo de radiojornalismo ao vivo durante 24 horas.

Com a concessão do canal 13, João Jorge Saad realizou várias viagens aos Estados Unidos e Europa para pesquisar o que havia de mais moderno em televisão. Em 1961, iniciaram-se as obras do Edifício Radiantes para abrigar as instalações da Tv Bandeirantes, que teria como base de sua programação o jornalismo, esporte e entretenimento.

A chegada das cores
No dia 19 de fevereiro de 1972, a 12ª Festa da Uva, em Caxias do Sul, RS, tornou-se um marco na história da televisão brasileira. Esse evento foi o primeiro teste oficial da transmissão em cores, via Embratel, para todo o país. E em 1982, a Bandeirantes foi a primeira empresa comercial nas Américas a operar uma Rede de Televisão por satélite.

Destaques
O jornalismo, uma das marcas fundamentais da empresa completa 70 anos em 2007. O segmento esportivo vem em seguida, que deu a arrancada em 1983 com a estréia do “Show do Esporte”. Nos últimos anos tem aumentado o investimento em programa de auditório e telenovelas. O telespectador, Benedito Freitas da Silva, 59, diz “assisto a Band desde garoto, pois, ela me passa credibilidade no jornalismo, e o Luciano do Vale narra o futebol com emoção”.