domingo, 18 de fevereiro de 2007

COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO

O Conhecimento humano é baseado e sustentado por alguns pressupostos ou paradigmas de pensamento. São diversas teorias, que tentam explicar todo o processo de desenvolvimento, assimilação, acomodação e retribuição do conhecimento adquirido. Os estudiosos/cientistas procuram, geralmente, seguir um ou mais modelos para realizar suas atividades intelectuais ou práticas. Se observarmos, até mesmo as pessoas mais simples seguem uma estrutura de pensamento em suas atividades diárias, no entanto, elas não conseguem identificá-las.

Não é nosso objetivo discorrer sobre as diversas teorias que tentam explicar a estrutura do pensamento humano. Porque, além de serem muitas, requereria disponibilidade de tempo. Mas, seria uma façanha e tanto! Por isso, faço o convite para que procurem ler, estudar sobre cada uma delas.

No entanto, mencionaremos algumas delas. Por exemplo: Dedução, Indução, Estruturalistas, Funcionalistas, Reflexologia, Behaviorismo, Construtivismo, dialética, Funcionalismo, Inatismo, Materialismo, Espiritualismo, Naturalismo, Positivismo, Pragmatismo, Maturacionismo, Psicanálise, Fenomenologia, Renascentismo/Humanismo, Psicogenética, Gestaltismo, Existencialismo, cognitivismo, Evolucionismo, Iluminismo, Geneticismo, Inteligências Múltiplas, Inteligência Emocional, Cibernética e Conexão Cerebral.

Destacaremos três paradigmas que consideramos como eixo-central, são elas:
1) Empirismo: A experiência sensorial e a observação é a única fonte confiável em matéria de conhecimento. Baseia-se nos fatos. (John Locke, Francis Bacon, David Hume).
2) Idealismo: O pensamento é a única realidade. Dominação da idéia sobre a realidade. Questiono a existência das coisas pelo pensamento. (Frederico Hegel: tese-antítese-síntese= Dialética).
3) Racionalismo: O espírito, entidade ativa do raciocínio, é o árbitro último da verdade. Ou seja, o raciocínio se impõe ao domínio da experiência sensorial. (Platão, René Descarte).


É relevante saber que considero todas essas teorias. Porém, uma delas me chama mais atenção por possui características que se aproxima mais da assimilação do conhecimento e da aprendizagem. A Teoria ou Pressuposto Teórico Socioconstrutivismo, apresenta um sujeito ativo que constrói seus conhecimentos por meio de sua própria atividade. Considera aquilo que já é conhecido pelo indivíduo. O conhecimento surge da dialética que se estabelece entre os antigos e os novos conhecimentos.

Portanto, nessa compreensão a aprendizagem depende de três dimensões:
a) Construtivista: atividade reflexiva sobre seus próprios conhecimentos.
b) Interações Sociais: dinâmica das trocas com outros aprendizes, interações entre seu pares.
c) Interações com o Meio: é na situação que o sujeito dá sentido àquilo que faz, diz ou pensa. Essa interação constitui fonte de conhecimento.



PAPEL DO PROFESSOR:

● Transmitir Conhecimentos: oral – atividades em grupo – recursos técnicos- mediáticos.
● Pensar; ler, entender, compreender, analisar, o conteúdo da disciplina
● Não é o dono da verdade. Aliás, ninguém é.
● Formar cidadãos da nova sociedade.

ESTRUTURA DA NOTÍCIA

O ser humano é um ser histórico e cultural. Portanto, cria um conjunto de ações e instituições pelas quais relaciona entre si. Dessa maneira, humaniza-se ao criar a existência social-política.

Ao observar a linha do tempo, verifica-se que na Idade Média as informações eram em forma de decretos, publicações e sermões. A partir do século XIII, a ligação comercial do oriente à Europa trouxe técnicas, mercadorias e informações. O capitalismo incentivou o artesanato e a alfabetização. Gutemberg imprimiu a Bíblia em 1452. O papel surge na Espanha no século XII e na Itália no século XIV. A Terra é redonda e o sistema solar é heliocêntrico. E, a notícia não é mais privilégio do Estado e da Igreja. A burguesia chega à supremacia econômica e com grandes influências políticas.

A Revolução Industrial mudou a estrutura da sociedade. Exigiu leitura, baixou os preços dos jornais. E o fim da censura na Europa Ocidental (séc. XIX) abriu o mercado de massa para os jornais. Apareceram a publicidade e os folhetins. O capitalismo impõe nova dinâmica, e o jornal vai se adaptar a essa realidade.

No entanto, notícias são designadas por alguém. Mas, essa operação fica oculta sob a suposta objetividade-jornalística. A notícia é um relato de uma série de fatos, a partir do mais importante. Ao elaborá-la é necessário esforço, aplicação e criatividade. Implica em desafio de perseguir a informação pelos labirintos nos quais tenta esconder-se. Para isso, deve-se ter um olhar vigilante em busca dos detalhes. A estrutura narrativa, gênero literário, organiza os acontecimentos em eventos seqüenciais temporal do primeiro ao último. Sua estrutura é lógica, mas o critério de interesse de produção pode ser ideológico, porque, atende a fatores psicológicos, comportamentais de mercado, oportunidades, etc. O processo de produção envolve as seguintes etapas: seleção dos eventos; ordenar os eventos e nomear corretamente as coisas.

A Imprensa-Jornal pode ser classificada em Comunitário, Sindical, Religioso, Político, etc. Contudo, em qualquer um deles deve-se respeitar a fonte, fazer um bom lead e dar a notícia na íntegra. Fazer notícias é como a prender a andar de bicicleta, precisa começar. A prática nas redações é fundamental. Além de ler bons livros, manuais e jornais. E, principalmente, gostar de narrar histórias.

O Jornalismo Interpretativo envolve competência analítica. Já a reportagem de Megazines organiza parágrafos introdutórios genéricos ao assunto específico para despertar o interesse do leitor.

O lead é o relato do fato principal na abertura da notícia. Sendo assim, permite ao leitor tomar conhecimento do fato principal logo no primeiro parágrafo. Laswell apresenta a seqüência lógica, “o quem fez o que, a quem, quando, onde, como, por quê e para quê?”. Existe o tipo de lead Clássico, Interpretativo, e Narrativo. Este é o mais usado. Escolha muita bem os verbos. Evite gerúndios e infinitivos. Dê preferência ao pretérito-perfeito, se a notícia é de fato acontecido. Ou no futuro se a notícia anuncia fato previsto.

A notícia deve ser simples, coerente e objetiva. Use palavras e frases curtas na ordem positiva. Restrinja adjetivos e informe corretamente às medidas, peso, distância, tempo, local e números. Esses detalhes fazem a diferença e esclarece a notícia.