segunda-feira, 24 de março de 2008

O PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA AJUDA A ALAVANCAR NEGÓCIOS

As empresas estão percebendo que para se obter sucesso em seus negócios, a informática é um dos setores mais relevantes


No início da década de 80, quando a indústria de informática dava seus primeiros passos no Brasil, as empresas passaram a buscar pessoas aptas a desenvolver ferramentas de gestão empresarial que utilizassem a nova tecnologia de informação e comunicação. Contudo, pessoas com qualificação específica e know how em tecnologia e em processos de controle administrativo era como procurar agulhas no palheiro.

Durante essa década, a Informática se desenvolveu. O surgimento e o rápido crescimento da Internet causava grandes mudanças em todas as áreas da Economia Brasileira.

Observa-se que a tecnologia está sendo constantemente modificada para oferecer melhores serviços e maior satisfação. O hardware, software, Internet e o e-mail, ampliam opções tecnológicas que podem facilitar a comunicação e a interação com seus clientes. Ou seja, as ferramentas de informática estão ao alcance de qualquer empresa, independente do seu tamanho. Por isso, não usá-la significa perder a oportunidade de crescer. Adotá-la de forma adequada dará relevância aos seus investimentos e resultados para o seu negócio.

Pode-se citar algumas vantagens ao usar a Informática, por exemplo, produtividade, atendimento ao cliente, rapidez e integração. Porém, faz-se necessário criar um Plano Diretor de Informática para alcançar melhores resultados.

Plano Diretor de Informática

O objetivo da elaboração de um plano diretor de informática é fornecer ao cliente uma visão completa do seu ambiente atual de Tecnologia de Informação e ao mesmo tempo compará-lo a cenários alternativos que possam otimizar o retorno dos investimentos já feitos, e dos ainda a serem realizados.

Em muitas empresas as decisões de TI são tomadas de forma isolada, por diferentes motivos e pessoas dentro de sua estrutura. Assim, o planejamento estratégico e tático integrado do ambiente de TI é normalmente colocado em segundo plano, ou nem mesmo é realizado.

Pontos a serem considerados ao elaborar o Plano Diretor de Informática:

1)Filosofia e os Objetivos a serem atingidos.
2)Levantar as necessidades da empresa, problemas atuais (pela ausência ou o que existe não está satisfatório).
3)Análise pormenorizada dos aspectos estratégicos e táticos nas áreas de hardware, software, suprimentos, serviços e mão de obra se faz necessário para que a empresa tenha uma visão completa do seu ambiente atual de Tecnologia de Informação.
4)O administrador deve ter ao seu alcance todas as informações necessárias referentes à situação atual da sua estrutura e das necessidades futuras.
5)Buscar opiniões embasadas de especialistas de cada uma das áreas estudadas.
6)Disponibilizar tempo e ter pessoas qualificadas.
7)Planejar um cronograma de duração de tempo para cada fase da implantação.
8)Cronograma financeiro: custos, benefícios e retornos do investimento.
9)Estabelecer os riscos do projeto a ser implantado.
10)Encontrar a tecnologia apropriada para sua organização (hardware e software).
11)Planejar assistência tecnológica após implantação.

Esses cuidados possibilitam que sua empresa possa tomar decisões com maior segurança possível. Com certeza, esses passos ajudarão no crescimento de seu negócio.