quinta-feira, 12 de julho de 2007

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Cada vez mais, aumenta a necessidade do Departamento de Comunicação e Marketing nas empresas. Os empresários, diretores e gerentes assumem que seria impossível obter expansão de mercado sem as orientações de marketing.

Devido a essa exigência, essa é uma área para especialistas. Os amadores têm levado o marketing de qualquer maneira, sem conhecimento técnico-estratégicos para as necessidades da empresa. Por essa razão, os prejuízos ou a falta de crescimento é visível.

Ao se estabelecer um Departamento de Comunicação e Marketing, é necessário em primeiro lugar, pelos empresários, reconhecerem a relevância desse departamento. E se querem realmente instalá-lo. Outro ponto considerável é a escolha do profissional que vai gerenciá-lo.

O significado de marketing está relacionado à arte de vender produtos. É um processo social pelo qual as pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros. É a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de trocas.

O bom marketing resulta de planejamento e execução cuidadosos. Por essa razão, fica impossível aplicar orientações, planejamento e execução sem estudar a empresa, o produto ou serviço que são oferecidos ao cliente. Noutras palavras cada caso é um caso. Somente, a partir de estudos, análises e pesquisas é que o Departamento vai criar medidas, orientações e soluções para solucionar as dificuldades e promover o crescimento e divulgação da empresa.

Por princípios, o cliente é o rei, não compra produtos e sim benefícios, os mercados e os clientes mudam constantemente, os mercados são heterogêneos e todos funcionários devem ser ouvidos pelo Departamento.

Já é comprovado que o sucesso financeiro depende da habilidade desse departamento. Pois ele toma estratégias e táticas de marketing considerando as características de preço, vendas e propaganda. O marketing consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo. Portanto, deve conhecer e compreender o cliente; criar produtos e serviços adaptados a os clientes; criar produtos e serviços que vendam por si só e deixar os produtos prontos para serem comprados.

Sempre haverá oportunidade para aplicação das técnicas de marketing em alguma ocasião da vida da empresa. Porque ele abrange uma série de conceitos, e utiliza várias ferramentas adaptáveis a cada empresa, produto, serviço e cliente-alvo.

O marketing vai trabalhar em cima de três características que todo ser humano possui: Necessidades, desejos e demanda. Não existe nada melhor para a empresa, do que ver ser cliente com a sensação que recebeu mais do pagou, ele fica satisfeito pelo serviço prestado.

Alguns pontos são estudados pelo marketing: o mercado, a empresa, os fornecedores, distribuidores, revendedores, comportamento dos clientes-alvo, os ambientes demográficos, econômicos, tecnológicos, sócio-cultural, a concorrência, os canais de comunicação, a venda, as matérias primas e componentes de que necessita para fabricar seus produtos, o custo, produto, serviço, promoção, ponto de venda, publicidade etc. – pode se observar que é uma área que requer estudos, pesquisas, análises e orientações para uma tomada de decisão.

O marketing pode ser visto como a identificação, criação, comunicação, entrega e o monitoramento do valor para o cliente. E a tarefa do profissional de marketing é delinear atividades, montar programas integrados para criar, comunicar e entregar valor aos consumidores.

O planejamento de marketing envolve: analisar oportunidade de marketing, selecionar mercado-alvo, projetar estratégia de marketing, desenvolver programas de marketing, gerenciar esforços de marketing e desenvolver marketing integrado.

Este texto traz alguns pontos sobre a atividade do marketing. Claro que para dar sugestões seguras e responsáveis, faz-se mister conhecer os fundamentos do marketing e estudar muito bem a atividade, produto e serviço de cada empresa. Por essa razão, oriento que há a necessidade de criar o Departamento de Comunicação e Marketing. E a partir daí, esse departamento começará a verificar o que é necessário para o crescimento e sucesso econômico do negócio.