terça-feira, 19 de agosto de 2008

CRESCIMENTO ECONÔMICO DA CIDADE DE SÃO PAULO

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), declarou, na semana passada, que o Brasil é um país de menos pobres. As informações estima que três milhões de brasileiros saíram da situação de pobreza entre 2002 e o primeiro semestre de 2008.

Um dos reflexos dessa melhora econômica pode ser constatada no trânsito da cidade de São Paulo, que está ocupando a 6ª posição na lista das cidades em relação ao trânsito. Segundo A pesquisa realizada pelo Datafolha em 2007, está cada vez mais complicado se locomover de um ponto ao outro.

As pessoas estão comprando mais automóveis, até mesmo pela facilidade que os logistas oferecem aos clientes, além da facilidade do pagamento das parcelas. Pode-se dizer que existe uma confiança dos empregados em se manter nos empregos, pelo menos até a última prestação. Outra constatação refere-se a moradia, muitos estão saindo do aluguel para tão sonhada residência definitiva.

A vida em São Paulo é agitada, as pessoas correm de um lado para outro atrás de seus objetivos. E a cada dia fica mais complicado viver por aqui. às vezes sentimos inveja daqueles que voltam para seus estados de origem. Estes depois de muito tentarem e sofrerem acabam as forças para continuarem e terminam voltando...

Não se pode esquecer de mencionar que, apesar do crescimento econômico, muitos ainda moram na pobreza. Existem bairros que não possuem infra-estrutura, saúde, transportes, o índice de violência é altíssimo, ou seja, as pessoas vivem abandonadas pelo poder público. O Estado é tão ausente na vida desses "miseráveis"(porque vivem na miséria) que muitos jovens acabam na criminalidade, drogas e prostituição.

Os usuários que usavam o metrô, trêm ou o Ônibus estão trocando pelo automóvel. "Ningém consegue mais andar no transporte público. Quando se desce no ponto, parece que estava numa lata de sardinha e quando não somos roubados. Estou trabalhando para compar meu carro". Declara Wellingon Perreira Soares.

Esse também é o caso de Alessandro Negrine, estudante e estagiário de Direito. Moro em Santo amaro (Zona Sul) e faço estágio em Francisco Morato (Zona Oeste). Ele diz que não existe uma ligação entre estas duas zonas. Aliás, a Zona Oeste está abandonada. O metrô parou na Estação Barra Funda, o governo não olha para as pessoas que moram ali. É um descaso com os moradores", afirma.

Por tanto, existe trechos que a malha ferroviária atende bem os usuários é o caso do dentista Pedro Santiago Barbosa que faz o trajeto de trem, do bairro Jaguaré até o Morumbi, onde trabalha. “Além do percurso rápido, o tempo de espera é bem reduzido”, analisa.

A grande vantagem para a cidade de São Paulo seria que pelo menos a maioria de seus habitantes optassem pelo transporte público. Além de economizar tempo, os usuários economizariam seus rendimentos. Consequentemente diminuiria a poluíção, o stress e muitos problemas seriam evitados.

Uma das medidas adotadas por alguns usuários para amenizar a viagem é ler livros. Porém, ultimamente ganharam concorrentes: os aparelhos de MP3, celulares e até DVD Player. "Quando cheguei em São Paulo na década de 80, fazer uma viagem de trem era só mesmo por necessidade. Além de sucateado, o transporte oferecia uma rotina de riscos aos seus usuários", como afirma o jornalista Roberto de Souza.

As melhorias nos trens começaram a acontecer em 1995, três anos depois da criação da CPTM. A partir desse ano, o governo paulista investiu US$ 1,5 bilhão para mudar a realidade do transporte público, que conquistou a “simpatia” da população.
“O trem falta muito para igualar ao metrô. É bem verdade que as viagens ficaram mais rápidas e aumentaram o número de trens. Mas, ainda é muito pouco para a quantidade de usuários", declara Maria das Dores.

Segundo dados da CPTM, a frota atual conta com 110 trens em operação. A companhia também informou que nas linhas 8, 9 e 10, 717 mil pessoas circulam por dia.

Os paulistanos estão podendo viajar, estudar, alimentar, divertir um pouco melhor. Porém, está longe do esperado. Este ano por ter eleição é o momento apropriado de cobrar melhorias para uma das maiores cidades do mundo. Parece que alguns estão tendo uma mesa mais farta, é o que diz a pesquisa. Contudo, outros tantos estão comendo as migalhas.