segunda-feira, 11 de agosto de 2008

SEGUNDO DOMINGO DE AGOSTO, COMEMORA-SE O DIA DOS PAIS

Essa data é tão importante quanto todos os dias

Há primeira versão para se comemorar o dia dos pais remota-se a Babilônia há mais de 4 mil. A segunda pertence a uma jovem norte americana, e no Brasil foi criada por um publicitário.

Entre tantas datas comemorativas, no mês de agosto aparece o dia dos Pais. Atualmente, está sendo bastante comemorado e os pais agradecem. Tempos atrás, era muito difícil os filhos lembrarem dessa data semelhante ao dias das mães, por exemplo. É claro que o comércio tem contribuído nesse sentido; o markentig e a publicidade tem dedicado atenção especial, além da estratégia de vendas, propagandas específicas e muitas promoções.

"Pai é companheirismo, segurança, estímulos positivos e apoio em todas as horas. É isso que os filhos buscam nos pais", comenta Tereza Raquel.

No entanto, é bem verdade que existem vários tipos de pais, não vamos aqui classificá-los, até porque essa matéria visa ressaltar a importância desses heróis que fazem, ou fizeram parte de nossas vidas. O que importa é olhar positivamente e compreender que todos erram, mesmo sabendo que alguns estão muito distante daquilo que se espera de um pai.

Esse é para mim um dia especial. Se me perguntarem por quê? Vou responder que é a primeira data que comemoro na função de pai. Em 25 de julho nasceu o Matheus! Depois de nove meses, pude vir a carinha dele. É uma sensação inexplicável! Minha experiência foi fantástica, porque participei de todo pré-natal e fiquei na sala de parto conversando com minha esposa, tirando fotos e vivenciando o momento mais sagrado da natureza: o nascimento de uma criança. E, quando o bebê é nosso tudo fica mais lindo e maravilhoso. Por outro lado, gera as preocupações e a responsabilidade de cuidar dessa nova vida. A minha expectativa é promover um futuro confortável e responsável para ele.

"O Dia dos Pais é apenas uma convenção social, pois o certo é homenageá-lo todos os dias de nossas vidas, colocando em prática os valores morais, educação e tudo que nos foi ensinado, provando que o seu esforço não foi em vão. O filho ou a filha deve homenagear o pai diariamente, levando uma vida que faça com que seu pai sinta-se orgulhoso de ser seu pai”, comentou Hélio Ferreira Matos, pai do pequeno Daniel, de oito meses.

A mesma opinião é defendida por Ricardo Reis, pai de três filhos. “O Dia dos Pais para mim é uma data como qualquer outra, pois fui ensinado e ensino que não devemos nos lembrar do valor de um pai somente neste dia”.

Ser pai não é uma missão fácil, pelo menos para aqueles que cumprem à risca esse “desafio”. Mas os que conseguem, relatam que é uma obrigação gratificante, apesar dos momentos difíceis. “Eu tive cinco filhos e criei todos com muita dificuldade. Não tinha dinheiro para oferecer tudo o que eles mereciam, mas me esforcei para dar educação a todos e também cursos para que se profissionalizassem. Hoje estão todos encaminhados na vida, graças a Deus”, comentou Sebastião de Souza, 75 anos.

“O nascimento do meu filho me marcou e muito, pois assisti e fotografei a hora exata de sua chegada ao mundo. Mas com o conseqüente crescimento, a cada dia ele aprende novas coisas, e isso vai marcando, tornando-se momentos que sempre lembrarei no decorrer da vida, como por exemplo, quando ele começou a sentar, depois a engatinhar, a primeira papinha e o primeiro dentinho”, apontou Ferreira Matos.

Percebe-se o carinho que os pais falam de seus filhos, e é possível entender porque são muitas noites mal dormidas, paciência para ensinar a ler e escrever, ou até mesmo andar de bicicleta, abdicação dos sonhos para tornar o do filho uma realidade e vários esforços para ver o sorriso no rosto da criança são alguns, dos milhares de motivos, pelos quais os papais merecem todo o amor e respeito dos seus descendentes.