quinta-feira, 30 de julho de 2009

A CADA DIA, AUMENTA A PROCURA POR CURSOS OFERECIDOS PELA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA

Novo formato permite que aluno não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de aprendizagem

A chegada das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação no mundo moderno/contemporâneo modificou as estruturas sociais. A política, a economia, a administração, a área de saúde, educação, entre outras, foram obrigadas a se ajustarem a essa realidade.

A globalização, o crescimento do mercado interno e externo, a busca pela fabricação de novos produtos e a busca por profissionais qualificados foram motivos emergenciais para conduzir milhares de pessoas às escolas e universidades. Estar atualizado tornou-se uma necessidade primordial e constante. E, a única saída, aparente, é a formação acadêmica.

Por essa razão, os órgãos responsáveis pela gestão educacional, em nosso país, o Ministério Educação e Cultura (MEC), buscou medidas legais para implantar e fiscalizar a Educação a Distância (EaD), visando atender essa demanda.

Em sua forma empírica, a EaD é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. A procura por essa modalidade de ensino vem aumentando, a cada dia, justamente pela necessidade do preparo profissional e cultural por vários motivos. Entre estes, pode-se destacar àquelas pessoas que não podem freqüentar um estabelecimento de ensino presencial.

Segundo a tutora presencial (que acompanha os alunos nos encontros presenciais), Jackline Roberta “a EaD possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos”.

No dia 28 de abril de 2009, o repórter da Rede Globo de Televisão, Alan Severiano, esteve visitando várias Instituições que oferecem Ensino à Distância para escrever uma série de reportagem que foi exibida pelo Jornal Nacional. Uma das selecionadas, foi a Escola João 23 que mantém em regime de parceria com a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), um Pólo EaD localizado na Avenida Penha de Franca, 35 Penha - SP. Atualmente, são oferecidos os cursos de Pedagogia e Tecnologia em Processos Gerenciais. “A fórmula para encurtar a distância desses tipos de cursos é aumentar a interatividade”. Comenta Severiano.

Os cursos oferecidos por essa modalidade possuem um formato bem diferente dos tradicionais. Os encontros presenciais ocorrem uma vez por semana. Os alunos recebem as informações da aula via satélite por um professor (Tutor eletrônico). E, ainda existe a possibilidade dos alunos tirar as dúvidas pela Internet, no mesmo momento que ocorre a transmissão da aula via satélite. Além dessas ferramentas, existem várias maneiras de se fazer conexões, por exemplo, os correios, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular, o iPod e o note book.

Porém, os encontros presenciais não deixam de existir, e os alunos aproveitam para socializarem, discutirem e tirarem as dúvidas. O fator humano e social complementa o ensino aprendizagem.

Para Coordenadora, Sirlene Elias, Escola João 23, “a globalização, o crescimento do mercado, as necessidades de estar bem atualizado e com uma formação profissional é indispensável. E os alunos que possuem tempo escasso, principalmente nos grandes centros, a EaD proporciona oportunidades de aprendizagem àqueles que até então, não tinham disponibilidade necessária para um curso presencial”.

Educação à distância é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz. Tem como objetivo orientar e facilitar a vida de alunos, nos quais possuem o tempo escasso, proporcionando oportunidades de aprendizagem àqueles que até então, não tinham disponibilidade necessária para um curso presencial.

Para Rosana Auricchio, tutora presencial, “a Educação à Distância deve ser vista como possibilidade de inserção social, propagação do conhecimento individual e coletivo, e como tal pode ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É nesta direção que a Universidade vê a possibilidade de formar cidadãos conscientes de seu papel sócio político, ainda que vivam em regiões onde a oportunidade de ensino de qualidade seja remota ou que a vida contemporânea reduza a disponibilidade para investir nos estudos”.

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação vem proporcionando uma ampliação no mercado do ensino à distância, o que se torna um desafio tanto para o educador quanto para o educando.

Veja alguns termos:

Secretaria de Educação a Distância (SEED): Secretária de Educação a Distância.
Portifólio: Instrumento que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos estudantes, durante um curso ou uma disciplina.
Fórum: Reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público.
Download: Significa copiar determinado programa ou arquivo da internet para seu
computador.
E-learning: Processo de aprendizagem a distância via internet.
Hypertexto: É uma forma não linear de apresentar e consultar informações. Vincula as informações contidas em seus documentos, criando uma rede de associações complexas através de hyperlinks ou links.
On-line: Estar conectado na internet.
Tutor eletrônico: Ministrante do curso a distância, que ajudará quando surgir uma dúvida, realizar um exercício ou desenvolver uma pesquisa.