quinta-feira, 15 de abril de 2010

PEDAGOGIA É CIÊNCIA E ARTE

A atividade de docência necessita periodicamente do planejamento didático. E, quando a ação educativa é respaldada nos fundamentos teóricos e práticos da ciência pedagógica o professor adquiri resultados positivos, e os alunos tornam-se sujeitos-participantes da construção do conhecimento.

O termo pedagogia origina-se na Grécia antiga. O primeiro radical "paidós" significa criança. E o segundo "agogé" condução. Claro, que à medida que o estudo foi ampliando teve ganho e certificado de ciência. Aliás, a evolução de conceitos e significados é peculiar a todas as ciências.

Então, pedagogia é ao mesmo tempo ciência e arte. Ciência porque trata das peculiaridades da intervenção didática usando os conhecimentos da Psicológica, Sociologia, Filosofia, Biologia, entre outros, no processo de ensino e aprendizagem possibilitando ao profissional entender do ser humano. Além, dos conteúdos teóricos o discente cumpri estágios e requisitos práticos que complementam a formação acadêmica. A junção dessas informações possibilita a compreensão do homem em todos seus aspectos. Fator fundamental para quem irá exercer a prática educativa. Nesse contexto, o pedagogo é por direito o profissional capaz de lidar com a situação de aprendizagem e ensino no âmbito educacional.

A prática pedagógica é arte, porque exige do educador sensibilidade e amor pelo redescobrir o velho e construir o novo. Ao mesmo tempo que ensinar possui o lado formal, ou seja, a apresentação de um conteúdo, texto ou informação a uma determina platéia, isso é os alunos. O docente veste-se da roupa da alegria e felicidade. Ele é um encantador e contador da história universal do conhecimento. Procura em seu repertório as ferramentas para atuar de maneira animada e convicente.