quarta-feira, 24 de setembro de 2008

INTERNET: REVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

O mundo passa por um enorme avanço tecnológico desde a década passada. É evidente a evolução dos meios de comunicação, bem como as novas propostas de interação cultural que começam a se estabelecer entre os indivíduos.

A internet é o seguimento vital dessa expansão tecnológica. Através dessa “ferramenta” é possível manter contatos com pessoas, falar em tempo real, entre outras possibilidades. Porém, até que ponto isso é saudável?

Financiamentos em muitas prestações e concorrência entre fabricantes facilitaram a inclusão de muitas pessoas no mundo digital. Esse “boom” gerou aumento em todos os âmbitos do setor. Exemplo disso é o fato do Brasil ter registrado a marca de 40 milhões de pessoas com mais de 16 anos acessando a internet, em uma pesquisa realizada em maio de 2008 pelo Ibope//NetRatings.

Outra marca interessante é o fato do brasileiro ser o cidadão que usa a internet por mais tempo, entre os internautas de outros dez países que foram pesquisados pelo Ibope.Porém, existe uma margem dessas pessoas que passam horas no computador e logo ficam “dominadas” ou muito dependentes das ferramentas existentes no micro. Fato é que toda essa tecnologia acaba fazendo parte da vida das pessoas, de maneira que essas se esquecem que existe um mundo fora da tela do computador.

A internet permite que qualquer usuário possa conhecer tudo e muitas pessoas. Em sites de relacionamento é possível interagir com vários indíviduos. Estes sites como o Orkut – que apresenta grande popularidade – é a união de pessoas que estabelecem relações, devido a interesses iguais, em comunidades específicas. Porém, existem pessoas que não possuem vínculo com o Orkut por acharem que é muito perigoso disponibilizar a vida em rede mundial.

O computador, com o tempo, passa a ser o mediador das relações entre os cidadãos. Ferramentas como o MSN Messenger, utilizado por cerca de 75% de usuários de internet residenciais ativos - que proporciona conversas em tempo real entre pessoas - podem ser muito úteis, como no caso de Bruna Cristina, 25, que conversa da cidade de São Paulo com o pai que mora no exterior, usando tal aplicativo. “Não conheço nenhum outro meio, rápido, eficiente e barato para conversar com ele”, afirma.

Os usuários admitem que dependem muito destes meios e que eles causam certo distanciamento entre as pessoas. “Muitas vezes eu uso a internet só para mandar um abraço para um amigo que não vejo há tempos”, diz Denis de Souza,. Esse universitário reforça a idéia de estudiosos da comunicação, os quais afirmam que certos meios sustentam as relações fracas (colegas), onde é possível estabelecer um pequeno vínculo que não carece de grande afetividade.

O gerente de análise do IBOPE//NetRatings, Alexandre Sanches Magalhães, comenta por meio da assessoria de imprensa, “que a relação que o usuário mais jovem tem com a internet é de paixão extrema, ao contrário das gerações que nasceram sem a web”.

Um dado que caracteriza essa dependência ocorreu a poucos dias, quando o “MSN Messenger” precisou passar por uma manutenção, deixando temporariamente o serviço fora do ar. Em outros meios foi possível ver a insatisfação de centenas de usuários. No Orkut foi possível presenciar diversas reclamações, descontentamentos e algumas frases mais exageradas, como a de um rapaz de Minas Gerais - participante de uma comunidade de futebol – que desabafou para os demais membros: “O MSN está fora do ar... Hoje minha vida acabou”. Parece brincadeira, mas como dizem: “toda brincadeira tem um fundo de verdade”.