sexta-feira, 2 de abril de 2010

O PLANEJAMENTO DIDÁTICO É FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Os docentes do SENAC, receberam da Coordenação Pedagógica as informações para a construção do planejamento das aulas de quatro cursos: Programa de Aprendizagem em Comércio de Bens e Serviços, Programa de Aprendizagem em Serviços Administrativos, Programa de Aprendizagem em Serviços de Alimentação: Atendimento de Lanchonete, Programa Educação para o Trabalho - Novas Conexões.

O ato de planejar é um processo que envolve pesquisa e reflexão. Visa estabelecer os fins e meios que apontem para a sua superação de modo a atingir objetivos previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro. O pedagogo e escritor Padilha afirma "deve ser considerado as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosóficos, culturais, econômicos e político de quem planeja e com quem se planeja”.

Segundo a Regina Saffioti Bellini, os docentes terão até o dia 05/04 para entregarem os cronogramas prontos. Foi enviado por e-mail o modelo, e quem necessitar do conteúdo poderá solicitá-lo. E, assim que confirmarem o cronograma devem fazer a reserva dos equipamentos necessários, no seguinte endereço equipamento@sp.senac.br Mencionando o número da sala, horários e dias que utilizarão os equipamentos. Ainda, pede que ao finalizar as aulas apaguem as luzes, desligar o Data Show e o computador, e trancar a sala de aula.

De acordo com os didatas, o planejamento de ensino deve estar baseado em construção de ações previstas a partir do cotidiano escolar. Leva-se em conta a relação entre alguns elementos, por exemplo, objetivo, conteúdo, método da práxis pedagógica e critérios de avaliação.

Alguns dias foram escolhidos para ser realizado a Integração entre os docentes. O Coordenador Pedagógico Raul VilasBoa Junior comenta "não se aflijam, pois teremos os dias 13, 15 e 20 de abril, tempo suficiente, para se esmiuçar todas as dúvidas".

Para o professor de matemática, Jonas Quirino da Silva, o planejamento não pode ser dissociado da construção do projeto político-pedagógico. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã e para o pleno desenvolvimento das atuais e futuras gerações.

Paulo Freire em Pedagogia da autonomia, escreve que "ensinar exige respeito aos saberes dos educandos". Esse pensamento apresenta a possibilidade de compreender a necessidade dos docentes ver o conteúdo e a didática de maneira profunda, aberta.