domingo, 18 de fevereiro de 2007

COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO

O Conhecimento humano é baseado e sustentado por alguns pressupostos ou paradigmas de pensamento. São diversas teorias, que tentam explicar todo o processo de desenvolvimento, assimilação, acomodação e retribuição do conhecimento adquirido. Os estudiosos/cientistas procuram, geralmente, seguir um ou mais modelos para realizar suas atividades intelectuais ou práticas. Se observarmos, até mesmo as pessoas mais simples seguem uma estrutura de pensamento em suas atividades diárias, no entanto, elas não conseguem identificá-las.

Não é nosso objetivo discorrer sobre as diversas teorias que tentam explicar a estrutura do pensamento humano. Porque, além de serem muitas, requereria disponibilidade de tempo. Mas, seria uma façanha e tanto! Por isso, faço o convite para que procurem ler, estudar sobre cada uma delas.

No entanto, mencionaremos algumas delas. Por exemplo: Dedução, Indução, Estruturalistas, Funcionalistas, Reflexologia, Behaviorismo, Construtivismo, dialética, Funcionalismo, Inatismo, Materialismo, Espiritualismo, Naturalismo, Positivismo, Pragmatismo, Maturacionismo, Psicanálise, Fenomenologia, Renascentismo/Humanismo, Psicogenética, Gestaltismo, Existencialismo, cognitivismo, Evolucionismo, Iluminismo, Geneticismo, Inteligências Múltiplas, Inteligência Emocional, Cibernética e Conexão Cerebral.

Destacaremos três paradigmas que consideramos como eixo-central, são elas:
1) Empirismo: A experiência sensorial e a observação é a única fonte confiável em matéria de conhecimento. Baseia-se nos fatos. (John Locke, Francis Bacon, David Hume).
2) Idealismo: O pensamento é a única realidade. Dominação da idéia sobre a realidade. Questiono a existência das coisas pelo pensamento. (Frederico Hegel: tese-antítese-síntese= Dialética).
3) Racionalismo: O espírito, entidade ativa do raciocínio, é o árbitro último da verdade. Ou seja, o raciocínio se impõe ao domínio da experiência sensorial. (Platão, René Descarte).


É relevante saber que considero todas essas teorias. Porém, uma delas me chama mais atenção por possui características que se aproxima mais da assimilação do conhecimento e da aprendizagem. A Teoria ou Pressuposto Teórico Socioconstrutivismo, apresenta um sujeito ativo que constrói seus conhecimentos por meio de sua própria atividade. Considera aquilo que já é conhecido pelo indivíduo. O conhecimento surge da dialética que se estabelece entre os antigos e os novos conhecimentos.

Portanto, nessa compreensão a aprendizagem depende de três dimensões:
a) Construtivista: atividade reflexiva sobre seus próprios conhecimentos.
b) Interações Sociais: dinâmica das trocas com outros aprendizes, interações entre seu pares.
c) Interações com o Meio: é na situação que o sujeito dá sentido àquilo que faz, diz ou pensa. Essa interação constitui fonte de conhecimento.



PAPEL DO PROFESSOR:

● Transmitir Conhecimentos: oral – atividades em grupo – recursos técnicos- mediáticos.
● Pensar; ler, entender, compreender, analisar, o conteúdo da disciplina
● Não é o dono da verdade. Aliás, ninguém é.
● Formar cidadãos da nova sociedade.