domingo, 18 de fevereiro de 2007

ESTRUTURA DA NOTÍCIA

O ser humano é um ser histórico e cultural. Portanto, cria um conjunto de ações e instituições pelas quais relaciona entre si. Dessa maneira, humaniza-se ao criar a existência social-política.

Ao observar a linha do tempo, verifica-se que na Idade Média as informações eram em forma de decretos, publicações e sermões. A partir do século XIII, a ligação comercial do oriente à Europa trouxe técnicas, mercadorias e informações. O capitalismo incentivou o artesanato e a alfabetização. Gutemberg imprimiu a Bíblia em 1452. O papel surge na Espanha no século XII e na Itália no século XIV. A Terra é redonda e o sistema solar é heliocêntrico. E, a notícia não é mais privilégio do Estado e da Igreja. A burguesia chega à supremacia econômica e com grandes influências políticas.

A Revolução Industrial mudou a estrutura da sociedade. Exigiu leitura, baixou os preços dos jornais. E o fim da censura na Europa Ocidental (séc. XIX) abriu o mercado de massa para os jornais. Apareceram a publicidade e os folhetins. O capitalismo impõe nova dinâmica, e o jornal vai se adaptar a essa realidade.

No entanto, notícias são designadas por alguém. Mas, essa operação fica oculta sob a suposta objetividade-jornalística. A notícia é um relato de uma série de fatos, a partir do mais importante. Ao elaborá-la é necessário esforço, aplicação e criatividade. Implica em desafio de perseguir a informação pelos labirintos nos quais tenta esconder-se. Para isso, deve-se ter um olhar vigilante em busca dos detalhes. A estrutura narrativa, gênero literário, organiza os acontecimentos em eventos seqüenciais temporal do primeiro ao último. Sua estrutura é lógica, mas o critério de interesse de produção pode ser ideológico, porque, atende a fatores psicológicos, comportamentais de mercado, oportunidades, etc. O processo de produção envolve as seguintes etapas: seleção dos eventos; ordenar os eventos e nomear corretamente as coisas.

A Imprensa-Jornal pode ser classificada em Comunitário, Sindical, Religioso, Político, etc. Contudo, em qualquer um deles deve-se respeitar a fonte, fazer um bom lead e dar a notícia na íntegra. Fazer notícias é como a prender a andar de bicicleta, precisa começar. A prática nas redações é fundamental. Além de ler bons livros, manuais e jornais. E, principalmente, gostar de narrar histórias.

O Jornalismo Interpretativo envolve competência analítica. Já a reportagem de Megazines organiza parágrafos introdutórios genéricos ao assunto específico para despertar o interesse do leitor.

O lead é o relato do fato principal na abertura da notícia. Sendo assim, permite ao leitor tomar conhecimento do fato principal logo no primeiro parágrafo. Laswell apresenta a seqüência lógica, “o quem fez o que, a quem, quando, onde, como, por quê e para quê?”. Existe o tipo de lead Clássico, Interpretativo, e Narrativo. Este é o mais usado. Escolha muita bem os verbos. Evite gerúndios e infinitivos. Dê preferência ao pretérito-perfeito, se a notícia é de fato acontecido. Ou no futuro se a notícia anuncia fato previsto.

A notícia deve ser simples, coerente e objetiva. Use palavras e frases curtas na ordem positiva. Restrinja adjetivos e informe corretamente às medidas, peso, distância, tempo, local e números. Esses detalhes fazem a diferença e esclarece a notícia.