sábado, 17 de março de 2007

EMPREENDEDORISMO: DESCOBIRINDO OPORTUNIDADES

Na verdade, o que importa é como o empreendedor utiliza sua idéia, sendo única, inédita ou não, de forma a transformá-la em produtos ou serviços que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas. Pois, o empreendedor pode ficar vários anos sem observar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ou ganhar um novo mercado que o diferencie de seus concorrentes. Idéias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes com certeza estarão presentes. O ideal é testar, experimentar sua idéia, não deixar que a emoção tome lugar da razão. Apresente-a aos amigos, parentes, clientes potenciais e conselheiros.

O que conta não é ser o primeiro a pensar, ou ter uma idéia revolucionária, mas, sim, o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la, antes que outros façam. Uma idéia isolada, não tem valor se não for transformada em algo viável de se implementar visando a atender a um público-alvo, que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Não basta ter a idéia revolucionária, é necessário conhecer o mercado, ter visão de negócio, ser prático, identificar suas deficiências, proteger sua idéia e conhecer sua concorrência.

CRITÉRIOS PESSOAIS:
Procure montar um negócio que tenha identificação. Saiba que qualquer empreendimento é um desafio. O retorno financeiro poderá não vir de imediato, por isso, a necessidade de um plano de negócio no qual estabelece os caminhos viáveis a serem seguidos. Consegue se visualizar nesse negócio daqui há 10, 20, 30 anos? Sua família está lhe apoiando? Está disposto a investir sua poupança ou outros bens? Já conversou com pessoas que estão nesse ramo? Essa oportunidade é a melhor opção para você e sua família?

TIMING DA IDÉIA:
É o momento em que a idéia foi gerada. Após esse timing, é necessário considerar que a evolução tecnológica exige maior inovação e agilidade, para as empresas se manterem competitivas no mercado. Procure criar negócios em áreas que você conhece, as chances de sucesso serão maiores. Abra o negócio por paixão. Verifique se há satisfação. O lucro é uma conseqüência. Esteja ciente que desafios e dificuldades virão, prepare-se para elas. Faça cursos, treinamentos, visite feiras e eventos. Planeje bem os passos a serem dados e conheça o solo onde vai pisar.

FONTES DE NOVAS IDÉIAS:
O empreendedor está sempre atento, atrás de novas idéias e de verdadeiras oportunidades de mercado. Por isso, é normal ter curiosidade e mente aberta para novas idéias. Ser criativo, buscar novas experiências e informações. Aliás, essas são à base de novas idéias. O método Brainstorming (tempestade cerebral), estimula as pessoas a pensarem e apresentarem sugestões sobre um determinado assunto ou problema. É importante, conversar com pessoas de todos os níveis sociais e idade. Pesquisar novas patentes e licenciamentos de produtos. Estar atento aos acontecimentos sociais de sua região, às tendências, às preferências da população, às mudanças no estilo e padrão de vida das pessoas (crianças, jovens e idosos), e visitar institutos de pesquisa, universidades, feiras de negócios, empresas, congressos, eventos, etc.

AVALIANDO UMA OPORTUNIDADE:
Avaliar uma oportunidade, não é tão simples, pois é um processo que envolve vários fatores:
1)Conhecer o assunto, ramo de atividade e o mercado.
2)Aplicar diferenciais competitivos do produto ou serviço.
3)Analisar a estratégia de marketing.
4)Conhecer o processo de produção.
5)Identificar as necessidades de recursos: humanos, capital, técnicos, matéria-prima, etc.
6)Qual mercado a oportunidade atende?
7)Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
8)Quais vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
9)Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?
10)Até que ponto está comprometido com o negócio?

ANÁLISE ECONÔMICA:
1)Quanto tem disponível para investir no negócio?
2)Rever a estrutura econômica do negócio (está dando lucros?).
3)Otimizar os processos produtivos e projeções de vendas.
4)Ver o ponto de equilíbrio (receitas e custos); fluxo de caixa positivo (só ocorrerá quando a empresa retornar o investimento inicial e estiver andando com suas próprias pernas); e o prazo de retorno do investimento.

EQUIPE GERENCIAL:
Com já foi visto, a equipe em empreendedorismo é fundamental. Por isso, é vital contratar uma equipe de trabalho que esteja à altura do negócio que está sendo criado. Essas pessoas devem possuir experiências no ramo e formação técnica. Se conseguir montar um grupo eclético, ou multidisciplinar o negócio poderá ser visto de vários ângulos. Paixão, orgulho, comprometimento e satisfação são características que farão a diferença.

Após verificar os pontos referentes à oportunidade, à análise econômica e a equipe gerencial, é o momento de estudar o conjunto de todos os compradores efetivos e potenciais de uma oferta. Ou seja, o mercado.

MERCADO:
1)Qual o tamanho do mercado?
2)Qual a situação desse mercado, está em crescimento, estável ou estagnado?
3)Quem são os concorrentes?
4)O mercado de maior potencial são os mais atrativos, já que há demanda por parte dos consumidores.
5)Concorrência (busque a diferenciação).
6)A certe a estratégia de marketing.
7)Levante o número de competidores.
8)Verifique os canais de distribuição dos competidores.
9)Conheça os tipos de produtos e serviços que se encontram no mercado.
10)O potencial de compradores (número de clientes; quantos consomem o produto? Com que periodicidade? Onde costumam comprar, quando e como?). Faça um banco de dados.
11)Estude as políticas de preços dos concorrentes.

VANTAGENS COMPETITIVAS:
As vantagens estão ligadas aos diferenciais de marketing, que proporcionará um ganho para o consumidor. Ao obter menor custo de produção, enxugar a estrutura do negócio e aplicar a criatividade no processo, é possível que se tenha um menor custo de produção e conseqüentemente um menor preço final. É claro, que não se pode desprezar o conhecimento do mercado para estar a frete da concorrência. E, muito menos, esquivar-se de negociar com fornecedores e distribuidores.

OPORTUNIDADES NA INTERNET:
As empresas baseadas na Internet são conhecidas como PONTOCOM. E, houve uma explosão, primeiramente, nos EUA com os jovens empreendedores nas décadas de 1990 a 2000. E conseqüentemente, nos mercados mundiais. Em 2001 a supervalorização das ações de empresas multinacionais, mostrou-se insustentável e a “bolha” estourou. A economia mundial sucumbiu-se, declinando ações que valiam 457 pontos em 1999 para 76 em 2001. Daí pode-se tirar a lição, que qualquer negócio deve ser criado de forma planejada, consistente, com crescimento adequado e auto-sustentável. E, não apenas para ganhar muito dinheiro.

MODELOS DE NEGÓCIOS NA WEB:
Um modelo descreve como a empresa gerará receita, e quais custos e investimentos são necessários para mantê-lo. Na Web, temos alguns tipos de modelos, vejam alguns:
1)Modelo Intermediação de Negócios: aproxima compradores e vendedores. Pode ser feita por B2B (entre empresas); ou B3C (entre pessoas). Exemplos: sites de shopping virtual, distribuidores, leilões, classificados, etc.
2)Comercialização de Propaganda: as mensagens de propagandas são inseridas dentro do conteúdo e dos serviços. Exemplo: banners.
3)Mercado Virtual: empresas de varejo que vendem produtos ou serviços. Podem ser somente virtuais. Exemplos: Amazon.com; Submarino, etc. Ou Brick-and-mortar (tijolo e cimento), são empresas presentes no mundo real e passam a atuar no mundo virtual. Exemplos: Lojas Americanas, Ponto Frio, etc.
4)Empresarial: empresas reais que passam a expor e comercializar seus produtos na WEB.

ALGUMAS OPORTUNIDADES NA WEB:
Existem inúmeras oportunidades, porém mencionaremos algumas:
Educação; treinamento; meios de pagamento on-line; infra-estrutura; tecnologia de transmissão de dados; simuladores; geração de conteúdo; desenvolvedores de Web sites; gerenciamento de banco de dados; hospedagens de sites; agências de comunicação; produção de vídeo e som; jogos e simuladores; integração de tv, Internet e celular; computação gráfica; etc.