domingo, 6 de maio de 2007

A TECNOLOGIA MUDA HÁBITOS E PREFERÊNCIAS SOBRE OS DISCOS

Perguntado aos alunos da primeria série do ensino fundamental, do colégio Trilha Nova, Jundiaí,SP: "Quem conhece ou já ouviu música nesse tipo de disco? (Foi mostrado a eles o disco de vinil). DE 25 crianças, 5 conheciam e 2 possuem em casa o "velho disco de vinil".

Esta é a realidade que a sociedade se depara, claro que não se pode generalizar, mas, a tendência é que àquilo que já foi considerado evolução ou revolução tecnológica, com o passar do tempo se tornará peça de museu. E, será assim em todas as áreas do conhecimento tecnológico.

Os discos de vinis com àquelas linhas finas e os chiados característicos, hoje em dia ficaram para os colecionadores ou os DJs. O produto consumido de uns tempos pra cá são os CD's. É possível encontrá-los nas repartições dos grandes supermercados às lojinhas na esquina, sem mencionar a elevada quantidade que são piratiados.

Pois bem, pode-se dizer que os CD's possuem um concorrente fortíssimo. O DVD Player! O que antes era privilegio para alguns, com o baratemento da tecnologia, o investimento dos cantores e produtores musicais, o DVD está sendo o produto mais vendidos nas lojas de CD's, livrarias, supermercados e sites. Inclusive, já se encontra esse produto pelo mesmo preço que seus concorrentes, os CD's.

Por essas razões, a preferência está sendo pelos DVD's. "Aprendo a cantar a música e os passos da dança" diz Caroline Bittencourt de Souza. O grande sucesso do DVD está exemplificado no lançamento da cantora Ivete Sangalo, gravado no Maracanã em dezembro passado. Já chegou às lojas com a espetacular vendagem de 50 mil cópias. E acaba sendo um estímulo para os outros artistas.

Segundo o presidente da gravadora Atração, Wilson Souto Junior, os DVD’s musicais são uma ferramenta importante das gravadoras e dos artistas, principalmente porque são auto divulgáveis. ”O DVD ajuda o artista ou banda a vender o som e sua imagem juntos. É hoje uma importante peça de marketing”, garantiu o presidente da gravadora.

A estudante, Carmem Pimentel Abreu, confessa que virou adepta dos DVDs. "Chego do trabalho e da faculdade correndo para assistir meus DVDs. Meus parentes e amigos já sabem presente para mim, tem que ser DVD". Afirma.

A pirataria
Com o baratemento dos aparelhos DVDs começaram os re-lançamentos de fitas VHS transformados em DVD, de filmes e novelas antigas, mas como tudo que cai na boca do povo, a pirataria também entrou nesse mercado. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos, o Brasil já está entre os 10 mercados mais afetados pela pirataria. Só em arrecadação de impostos, são mais de 500 milhões anuais de perdas e de empregos perdidos no setor (gravadoras, fabricantes, comércio e varejistas), são mais de 60 mil postos fechados, graças à pirataria.