terça-feira, 1 de maio de 2007

VIDA SAUDÁVEL

A educação alimentar aliada a atividade física é um instrumento positivo a favor da saúde humana

A preocupação com a saúde tem feito parte da vida de muitas pessoas. E entre os caminhos mais divulgado, nos últimos anos, estão o exercício físico e o cuidado com a alimentação. Larissa Medeiros diz, “minha alimentação é saudável e pratico exercícios físicos. Minha pele ficou mais bonita, adquiri peso adequado, a tensão pré-menstrual ficou leve, tenho poucas cólicas e o ciclo menstrual ficou regular”.

Os maus hábitos praticados principalmente pelos habitantes das grandes cidades têm causado problemas à saúde. A disposição à poluição, o fumo, a bebida alcoólica, o comer mal e fora de hora, falta de exercício físico, além, da vida sedentária e do stress. Segundo o Dr. Antônio César Francisco, estes são impactos negativos na saúde e na qualidade de vida das pessoas.

A professora de Educação Física Tânia Regina Bittencourt Souza, afirma “para se obter maior disposição, manter o peso, controle da pressão arterial e os níveis de colesterol e açúcar no sangue, não depende só da alimentação. As atividades físicas, o equilíbrio emocional, a genética e o meio ambiente interferirem na nossa qualidade de vida”.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado na década de 50, aponte alternativas para adequar a merenda nas escolas. A nutricionista Anabel de Oliveira Perri, do Hospital Sobam, Jundiaí, comenta que a obesidade e a diabete tipo 2 está cada vez mais freqüente entre crianças e adolescentes. Daí a necessidade de uma educação alimentar e a prática do esporte antes da fase adulta.

Cuidados essenciais
Para se adquirir uma vida saudável, tanto a atividade física quanto a educação alimentar devem ser orientadas por profissionais qualificados. “Não se deve sair por aí fazendo exercícios ou regimes por conta própria. Praticar esporte individual ou coletivo requer cuidados e orientações de um profissional”. Afirma o Dr. Antônio César Francisco.