domingo, 19 de agosto de 2007

PRÉ-REQUISITOS PARA COMEÇAR UM NEGÓCIO

Existem, basicamente, cinco pré-requisitos fundamentais que devem ser considerados pelo empreendedor ao iniciar um negócio. São eles: Conceito do negócio; Conhecimento; Contatos; Recursos e Encomendas.

Na verdade, antes de elaborar o plano de negócio é necessário que se faça uma análise sobre cada requisito, para verificar se as condições são satisfatórias. É como se estivesse respondendo um questionário no qual as respostas devem ser todas favoráveis. Procedendo dessa maneira, o futuro empreendimento terá mais chances de sucesso. Ao se analisar alguns negócios que fracassaram, foi observado que os empreendedores não deram a atenção devida a esses pré-requisitos na elaboração do plano de negócio.

1) CONCEITO DO NEGÓCIO: O futuro empreendedor deve descrever detalhadamente as necessidades dos futuros clientes, dos produtos ou serviço que serão oferecidos e a adequação do preço/custo aos clientes. Nesse item, ainda deve se testar suas idéias, identificar as dificuldades e apresentar soluções às mesmas. Faz-se mister a clareza por completo da atividade que será empreendida. Pergunte a si mesmo: tenho conhecimento do que pretendo fazer? Estou ciente de todos os riscos? Sei quais são as necessidades de meus clientes potenciais? Meu produto/serviço terá boa aceitação? Na elaboração desse item, o empreendedor utiliza pesquisa pessoal, observação detalhada, imaginação, criatividade e simulação de compra (oferecer seu produto/serviço a futuros clientes). Por exemplo, se for abrir uma fábrica de chocolates, produza alguns exemplares e apresente a seus clientes. De acordo com a aceitação do produto poderá ir avante com sua idéia, ou deverá fazer alguns ajustes, ou até mesmo mudá-la.

2) CONHECIMENTO: Ao abrir um negócio ou participar da elaboração de um produto/serviço é necessário ter conhecimento sobre os mesmos. Quando o empreendedor tem apenas noções básicas é necessário buscar outras fontes de pesquisa (pessoas, franquias, colaboradores etc) complementares.

3) CONTATOS: Todo negócio é feito por e com pessoas. O empreendedor lidará com clientes, fornecedores, concorrentes, consultores, contadores, funcionários etc. então, mantenha sua agenda ou o banco de dados atualizados. Porque os contatos acontecem em todo processo de implantação do negócio. Ou seja, antes do negócio propriamente dito, pós-compra e pós-venda procure manter sua lista de contatos em dia.

4) RECURSOS: Para a implantação de qualquer tipo de negócio se faz necessário que se viabilize todos os tipos de recursos. A permanência de seu negócio no mercado é determinada pela capacidade e habilidade de recrutar e administrar os diversos tipos de recursos. Os recursos financeiros, capitais de giro e outros, conhecidos como capital dinâmico, são aplicados em um negócio para gerar retorno. Já os recursos potenciais financeiros são aqueles que não estão sendo usados, mas está disponível ao empreendedor, por exemplo, dinheiro e crédito que estão à sua disposição. Hoje em dia, ficou muito fácil obter crédito para abrir ou investir em negócios. Porém, não se pode esquecer de pessoas que abriram suas empresas com quantias irrisórias.

5) ENCOMENDAS: Não existe atividade comercial sem clientes, daí a necessidade de analisar se o novo negócio terá clientes em número suficiente. Pode considerá-los como o ar que oxigena a vida dos negócios, sem eles a empresa morrerá. Antes de abrir um empreendimento, ou lançar um produto/serviço faça a pesquisa de mercado e simulações para descobrir a demanda futura.