quarta-feira, 14 de novembro de 2007

LULA GARANTE ENERGIA PARA ABASTECER O PAÍS

Presidente negou existência de crise de tecimento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou ontem a existência de uma crise energética no País. De acordo com Lula, há energia suficiente para abastecer o Brasil até 2012. O presidente minimizou a falta de gás natural no Rio de Janeiro e em São Paulo e garantiu que, se for preciso, haverá outras descobertas de reservas.

"Este país está sólido, e é preciso vocês (empresários) acreditarem que não vai ter crise energética, que as indústrias podem crescer. O que não falta, na verdade, é gente para botar defeito", afirmou o presidente, na abertura do 5o Encontro Nacional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), no Palácio do Planalto.

O presidente minimizou a decisão da Petrobras de reduzir o fornecimento de gás para distribuidoras do Rio de Janeiro. "Aconteceu um probleminha de gás no Rio de Janeiro, acabou a energia do mundo. Não acabou. Este País tem energia garantida até 2012", disse ele. "Vamos descobrir o gás que precisamos descobrir ou vamos comprar o gás que precisar comprar", complementou, lembrando que no próximo mês ocorrerá leilão das usinas hidrelétricas do rio Madeira, em Rondônia.

No fim de outubro, a Petrobras limitou a entrega de gás natural nos estados do Rio e de São Paulo. A estatal alegou que, há mais de um ano, as empresas retiravam combustível além do previsto nos contratos e que a redução da entrega era necessária para atender aos demais contratos e garantir a geração de energia elétrica das usinas a gás natural, conforme termo de compromisso assinado pela estatal com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em maio deste ano.