sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

BRASIL RETOMOU OS INVESTIMENTOS NA BOLÍVIA

"É sandice achar que o Brasil tem de brigar com a Bolívia"

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, que o Brasil retomou os investimentos no gás da Bolívia porque lá está uma das maiores reservas da América Latina. "A troco de quê o Brasil não vai investir e ajudar a explorar esse gás? "É sandice achar que o Brasil tem de brigar com a Bolívia."

Dilma considerou superado o episódio da desapropriação das refinarias da Petrobrás pelo governo boliviano. "Acho que a questão relativa ao período de desapropriação foi encerrada, eles pagaram", comentou. "Não temos do que nos queixar." Para Dilma, uma relação estável com o país vizinho é de "alto interesse" do País.

O Brasil conta com 30 milhões de metros cúbicos de gás da Bolívia para garantir o abastecimento do Brasil em 2012, informou a ministra. Até lá, a produção nacional estará na casa dos 73 milhões de metros cúbicos. O País também estará importando perto de 30 milhões de metros cúbicos de outros países, na forma líquida (gás natural liquefeito ou GNL).

Atualmente, está em andamento a construção de duas unidades que injetarão o GNL nos dutos do País: um no Ceará e outro no Rio de Janeiro. Dilma anunciou aos deputados que a Petrobrás vai construir uma terceira planta de GNL, mas não disse onde.