quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

CRESCE NÚMERO DE ENDIVIDADOS

Descontrole financeiro tem maior peso

O paulistano iniciou 2008 com mais dívidas. É o que apurou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Federação do Comércio do Estado (Fecomercio). O índice de endividamento subiu para 53%, representando um aumento de cinco pontos percentuais na comparação com dezembro do ano passado. Já em relação ao registrado em janeiro de 2007 (58%), houve queda de cinco pontos.

Quanto ao nível de inadimplência (consumidores com contas em atraso), foi apurada baixa de cinco pontos em janeiro na comparação com o mês anterior, para 33%. A Peic é apurada mensalmente pela Fecomercio junto a cerca de 1.360 consumidores no município.

Para a instituição, a elevação no nível de endividamento em janeiro é reflexo das compras de dezembro, da facilidade de crédito e dos pagamentos de começo de ano, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA), material escolar e matrículas.

De acordo com a pesquisa, há mais paulistanos (57%) com dívidas na faixa de rendimentos até três salários mínimos (ou R$ 1.140,00). Entre os consumidores que ganham de três a dez salários (até R$ 3,8 mil), a percentagem de endividados é de 56%, enquanto que para os que ganham acima de dez salários mínimos, o índice é de 48%. Quanto aos motivos para a inadimplência, a falta de controle financeiro foi apontado por 33% dos consumidores, seguido pelo desemprego (22%).