domingo, 9 de março de 2008

O COMPUTADOR É FORMADO POR UMA JUNÇÃO DE COMPONENTES

Entradas, processamento e saídas são funções que completam o processo lógico do computador

O Dicionário Brasileiro Globo define o computador da seguinte maneira, é "aquele que faz contas". Na verdade, as operações que podem ser realizadas por um computador vão além das contas "triviais" que marcaram o seu início, e que motivaram a sua construção.

O Computador é um aparelho que armazena grandes quantidades de dados, e que executa tarefas repetitivas. É formado por muitas partes que funcionam em conjunto dentro de um sistema. Os componentes físicos são denominados de hardware. E o software refere-se às instruções, programas/aplicativos e sistemas operacionais que comanda o hardware.

Um programa de processamento de texto, o sistema operacional (Windows, Mac, e outros), são tipos de software que gerencia o computador e os dispositivos conectados a ele. A interação entre hardware e software faz com que o computador entre em funcionamento

Os principais elementos que compõe o hardware são: a CPU, Memória, Unidade de Armazenamento e os dispositivos periféricos (monitor, teclado, mouse, impressora e outros componentes).

A Unidade de Processamento Central (CPU) é o núcleo do sistema do computador. É uma caixa onde estão componentes eletrônicos que processam informações. A peça mais importante de hardware é um minúsculo chip no computador chamado de microprocessador. Ele representa o "cérebro", ou seja, a parte que converte as instruções, executa os cálculos e processa as instruções armazenadas na memória.

As instruções ficam codificadas na memória do computador, em uma linguagem própria chamada de Linguagem de Máquina. A Memória do computador armazena os dados e instruções. Ela é organizada em Endereços de Memória, identificados por um código numérico que possibilita a identificação e acesso ao conteúdo de cada endereço.

O conteúdo da memória se apaga cada vez que o computador é desligado. Para armazenar de forma mais segura os dados e programas, é preciso utilizar Dispositivos de Armazenamento: discos rígidos, disquetes, CD's, discos de Zip Drives, mini disks, fitas DAT, etc.

A interação da CPU com o usuário é realizada através dos Dispositivos de Entrada e Saída: a tela do computador, o teclado, impressoras, o mouse, auto-falantes, câmeras e microfones para programas multimídia, scanners, etc.

A unidade de disco rígido que possui uma superfície magnética armazena as informações. Como os discos rígidos podem reter uma grande quantidade de informações, normalmente eles funcionam como principal meio de armazenamento do computador, guardando praticamente todos os programas e arquivos. A unidade de disco rígido fica localizada dentro da CPU.

Memória RAM (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório (acesso não seqüencial). É a memória primária que permite a leitura e a escrita de sistemas eletrônicos dos computadores. Armazena temporariamente informações utilizadas pela CPU enquanto o computador está ligado, ao ser desligado são apagadas. Sua estrutura física é constituída por um circuito integrado em placas e pentes de memória já montada e configuradas de acordo com a arquitetura da máquina. A capacidade de uma memória é medida em Bit, Bytes, kilobytes,megabytes ou gigabytes.

A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hertz (Hz ou MHz). Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Além disso, a colocação das memórias permite multiplicar a velocidade aparente da memória.

A memória ROM (Read-Only Memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura das informações gravadas pelo fabricante. Elas podem ser apenas acessadas, isso quer dizer que não devem ser alteradas ou apagadas. Seu conteúdo é gravado na fabricação.

Por essa razão, o computador é um tipo de máquina (sistema físico), capaz de realizar tratamentos, armazenamentos, cálculos, desenhos, imagens, realidades virtuais, entretenimentos, culturas entre outras funções.

O que se pode fazer com os computadores?

O computador é uma máquina versátil capaz de realizar muitas tarefas. Permite elaborar registros, analisar dados, fazer pesquisas, localizar informações, armazenar imagens e músicas, controlar suas finanças, jogar, comunicar, conectar com a Internet, e-mail, mensagens instantâneas, imagens, músicas, filmes, realizar negócios, estatísticas, entretenimento, entre outras atividades. Para desenvolver tais tarefas é preciso instalar um software apropriado. E podem ser definidos em:

● Analógicos: computadores que executam trabalhos usando elementos representados por corrente elétrica, ou engrenagem. Por exemplo: para controlar a temperatura de uma caldeira, medidor de água ou de energia elétrica.
● Digitais: computadores que realizam suas operações utilizando elementos matemáticos. Ou seja, operam dígito a dígito (0 – 1). São destinados a aplicações e tarefas múltiplas. Por utilizar valores numéricos, os resultados obtidos com esse tipo de computador são exatos.

Pode-se agrupar os computadores em quatro categorias:

● Militar: Utilizado pelos militares para calcularem distâncias entre pontos estratégicos e alvos de guerra.
● Científico: Usado para fins de pesquisas científicas em universidades e centros de pesquisas.
● Comercial/Administrativo: O comércio fez uso de sua potencialidade para fazer negócios.
● Pessoal: O conhecido PC com configurações e periféricos destinados a uso doméstico.