domingo, 9 de março de 2008

A PALAVRA INFORMÁTICA ABRANGE VÁRIOS ASPECTOS DA TECONOLOGIA

A informática respeita o percurso da ciência; os seus conceitos mudam com novas pesquisas

O cientista alemão em computação, Karl Steinbuch, em 1957, publicou um jornal chamado Informationsverarbeitung, que traduzindo para o português significa “Informática: processamento de informação”.

Os matemáticos Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, estudaram vários tipos de problemas que poderiam ser resolvidos obedecendo a uma série de instruções pela máquina. E, como a Revolução Industrial precisava de uma solução o mais rápido possível, em razão do consumo em grande escala, esses matemáticos vislumbravam que as máquinas seriam aliadas eficazes. Então, procuraram usar a linguagem matemática e os algoritmos de tal forma que as máquinas pudessem entender as informações.

Portanto, a palavra Informática vem do francês “informatique”, vocábulo criado por Philippe Drevfus em 1962. Deriva-se do verbo “informer” (informar) e “mathématique”, (matemática) e “électronique” (eletrônica). Os especialistas em tecnologia consideram que a junção das palavras informação + matemática esteja correta. Então, informática é a ciência do tratamento lógico e informatizado das informações por meio de processamento de dados. Pode ser substituída, em qualquer contexto, por tecnologia de informação ou sistemas de informação. Porém, com o desenvolvimento dos computadores e o estudo da matemática surgiram novos ramos de conhecimento, o que tornou o significado deste termo por demais impreciso.

No entanto, pode-se citar alguns desses novos ramos que já foram sendo identificados, por exemplo, Ciência de Sistemas de Redes de Informação, Ciência da Computação, Matemática computacional, Computação gráfica, Segurança de Redes, Ciência em Hardware e Software, Teoria da Informação, o Processo de Cálculo, a Análise Numérica, Tecnologia da Informação, entre outros. Então, conclui-se que informática é o ramo tecnológico que trata do processamento de informações – em particular, nos computadores.