sábado, 3 de março de 2007

AUMENTO DO IPVA EM 2007

O imposto sobre propriedade veicular ficará acima da inflação aumentando ainda mais as despesas para o cidadão

A Secretaria de Estado da Fazenda informa que a valorização no preço dos veículos projeta aumento, em média, de 6,5% do IPVA (Imposta sobre a Propriedade de Veículos automotores) em comparação com ano passado. Ou seja, o aumento ficará acima da inflação oficial de 2006, prevista em de 3% ao ano, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

O valor a ser pago pelo imposto é maior ou menor em função da variação do preço venal (valor de mercado que é apurado no mês de setembro pela Fipe) do veículo. Proprietários de veículos seminovos terão reajuste maior, porque esses carros foram mais valorizados.

Desconto menor
Semelhante aos anos anteriores será mantido o desconto para pagamento à vista. A diferença está no valor do desconto, ele foi reduzido de 3,5% para 3%. O Pagamento em atraso sofrerá multa de 20%, mais juros. E o não pagamento o IPVA impedirá a realização do licenciamento. Se for quitado ainda durante o mês de vencimento, o juro é de 1%. Para pagamentos nos meses subseqüentes serão aplicados juros com base na variação da taxa Selic, mais 1% a cada mês de atraso. Os proprietários de veículos novos serão beneficiados com o desconto de 3%, desde que o pagamento do IPVA seja integral e quitado até o quinto dia útil posterior à data de emissão da nota fiscal.

Vantagem
A melhor opção está em optar pelo pagamento à vista com desconto de 3%. Pois, em aplicação bancária é impossível obter rendimento equivalente. Existem três opções para o recolhimento do IPVA: A vista com desconto; à vista sem desconto; ou em três parcelas, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Os carros que tiverem mais de 20 anos estão isentos. No mês de dezembro, será remetido aos proprietários o aviso de vencimento no qual constarão os valores, dados do veículo e opções de pagamento.

Contudo, a Secretaria da Fazenda publicará a nova tabela com os valores do imposto a ser pago em 2007, sem a necessidade de fazer o cálculo. Os proprietários que quiserem verificar devem consultar o site da secretaria (www. fazenda.sp.gov.br), tendo em mãos a marca, modelo, ano de fabricação e tipo de combustível dos veículos.


Alíquotas de imposto a ser recolhida sobre o valor venal (de mercado) do veículo tendo como referência o mês de setembro:

Carros a gasolina, bicombustível e picape dupla - 4%
Carros a álcool e gás 3%
Utilitários simples, motos, microônibus, ônibus e tratores - 2%
Caminhões - 1%
Veículo com mais de 20 anos - Isento