sexta-feira, 9 de março de 2007

GOVERNO ESTIPULA PRAZOS PARA TRANSIMISSÃO DA TV DIGITAL

Recentemente, o Brasil passou pelo processo de discussão para adoção do formato digital de televisão.

Governo, engenheiros e técnicos decidiram pelo modelo japonês. A justificativa é que ele está mais apropriado para as inovações e interações com outras tecnologias. Sendo assim, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, apresentou o cronograma oficial do processo de implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). Ou seja, a TV digital aberta. O início das transmissões começa em 3 de dezembro de 2007 na grande São Paulo. As demais capitais receberão o sinal digital até 31 de dezembro de 2009. E, se estenderá aos municípios de todo o país em 31 de dezembro de 2013. A previsão é que em 29 de junho de 2016 o sinal analógico seja totalmente desligado. Ainda, segundo o ministro “nada impede que uma cidade de grande porte venha a ter o sistema digital antes de 31 de dezembro de 2009”.

Geradoras
Hélio Costa, ainda, determinou que as geradoras de televisão do Estado de São Paulo terão até 29 de dezembro de 2006 para apresentar o pedido do canal digital. O mesmo será distribuído em regime de consignação, enquanto é feita a substituição definitiva do sistema analógico.

Conversor
A TV digital possui qualidade muito superior ao sistema analógico que está em uso atualmente. Mas, os televisores analógicos vão precisar de um conversor especial para receber o sinal digital. Segundo o Ministério, o valor do conversor ficará entre R$ 80 e R$ 100 e haverá financiamento para adquiri-lo. Hélio Costa, negocia com os secretários estaduais da fazenda a redução de impostos sobre os equipamentos ligados à implantação da TV digital.

Convergência digital
O futuro da televisão está sendo construído sobre os sistemas de processamento de computadores que converte a informação em linguagem de números binários (dígitos de uns e zeros). Essa tecnologia unida à televisão permite a apresentação de todos os tipos de informação sob a conversão de sons, imagens e textos em formatos legíveis de computador ao mesmo tempo.

Vantagens
● O computador será o maior produtor de conteúdo.
● Repartição de um único meio de comunicação em vários canais simultaneamente.
● Eliminação de ruído e distorções de som e imagem.
● Permite manipulação de imagens, gráficos e efeitos especiais por computador.
● Possibilita maior interação com os programas televisivos e acesso a Rede Mundial de Computadores e telefonia.

Magia televisiva
Uma data que merece ser lembrada é o dia 30 de setembro de 1929 quando, o sr. Baird obteve permissão para lançar um serviço experimental de televisão em Londres – Inglaterra. Desde então, estudos e pesquisas científicas tem permitido experiências técnicas, comerciais, entretenimentos e de informações práticas à TV. Ela ganhou o mundo! Sua difusão tem deixado os telespectadores fascinados pela magia que vem dentro de uma caixa que transmite imagem em movimento, som e cores. – Portanto, seja bem-vinda a TV digital.