terça-feira, 22 de janeiro de 2008

CLIENTES RECLAMAM DE MAU ATENDIMENTO NOS BANCOS

O mau atendimento continua sendo a principal reclamação dos clientes dos bancos. Conforme levantamento divulgado ontem pelo Banco Central (BC), 818 clientes registraram queixas sobre o atendimento em dezembro. O número do mês passado, entretanto, foi menor que as 1.411 reclamações sobre o assunto registradas em novembro. O volume também é menor que as 837 queixas contra o mau atendimento observadas em dezembro de 2006.

O segundo serviço mais citado no ranking "negativo" do BC é o fornecimento de documentos, com 736 aparições. Em seguida, dois problemas semelhantes: liquidação antecipada de operações, com 592 registros, e prazos não estabelecidos ou cumpridos, com 581.

Um dos principais temas da discussão sobre o serviço bancário no ano passado, as tarifas, não têm reclamações tão freqüentes. Em dezembro, o tema foi o oitavo mais citado, com 140 registros. Em novembro, estava em sétimo lugar.

O ABN Amro Real liderou pelo terceiro mês consecutivo o ranking de reclamações divulgado pelo BC. Conforme o levantamento, a instituição teve índice de reclamação de 3,60. O segundo lugar é da Caixa Econômica Federal, com 2,34. Em seguida, aparecem Unibanco (2,30), Nossa Caixa (2,27) e Santander (1,75). O índice relaciona o número de reclamações com a base de clientes de cada banco